Buscando incentivar a preservação do meio ambiente com o público infantil através de arte e literatura, o projeto “Planeta Água em Cena 4” chega ao município de Mogi Mirim no mês de outubro. A peça conta a história de Pinguinho, um pinguim alegre e muito curioso que um dia se depara com a falta de água na sua casa. Para aprender mais sobre a importância desse elemento para os seres vivos, Pinguinho conta com a ajuda e conhecimento de seu avô, o Vovô Pingão, e de muitos outros amigos.
As apresentações de “Planeta Água em Cena 4” serão realizadas na EMEB "Prof. Nelson Neves de Souza", na EMEB "Prof. Geraldo Pinheiro" e na EMEB "Prof. Edna Fávero Choqueta”, nos dia 25, 26 e 27 de outubro, respectivamente, com sessões às 10h00 e às 13h30. Totalmente gratuita, a peça é cativante e interativa, convidando os participantes a elaborar soluções para o consumo de água sem desperdício, com atitudes responsáveis e sustentáveis.
Em 15 de outubro, é comemorado o Dia do Consumo Consciente em todo o Brasil, data instituída em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que o consumo excessivo dos recursos naturais causam, e alertar os consumidores para fazerem escolhas mais sustentáveis, evitando o desperdício de água e energia.
A água cobre cerca de 70% da Terra, e é essencial para todas as formas de vida no nosso planeta. Apesar da grande quantidade, menos de 2% dessa água é própria para nosso consumo, e por isso é fundamental aprender desde pequenos como preservar e consumir com consciência esse recurso natural.
‘Planeta Água em Cena 4’ é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar, e em Mogi Mirim conta com patrocínio da Sesamm..
Sobre a SESAMM: Criada em 2008 para construir e operar o sistema de esgotamento sanitário de Mogi Mirim por 30 anos, a SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim é controlada pela GS Inima Brasil e SABESP. Em 2019, a concessionária foi a primeira empresa brasileira de saneamento a investir na geração de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, para utilizar essa energia na ETE. Hoje essa energia limpa e renovável responde por 30% da energia consumida na operação da unidade. Iniciativa essa que possibilitou a conquista da ISO 50.001:2018 em Sistema de Gestão de Energia.
Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Serviço:
“Planeta Água em Cena 4” em Mogi Mirim (SP)
25/10 - 10h00 e 13h30
EMEB "Prof. Nelson Neves de Souza" - Rua Francisco Dias Reis, 735 - Vila Dias
26/10 - 10h00 e 13h30
EMEB "Prof. Geraldo Pinheiro" - Rua José Vaz de Camargo, 189 - Jardim Linda Chaib
27/10 - 10h00 e 13h15
EMEB "Prof. Edna Fávero Choqueta" - Rua Benedito Cunha Campos, 55 e Rua Sebastião Eusébio de Oliveira, 380 - Jd. Scomparim
Evento Gratuito