24/07/2023 às 16h53min - Atualizada em 25/07/2023 às 00h00min

Devoções populares: impressões e expressões é tema de palestra ministrada pela antropóloga Dra. Selma Baptista na Caixa Cultural

Programação faz parte do projeto Alegorias da Alteridade, a tessitura de Eduardo Giacomini – figuras santificadas

Ana Reimann
https://www.grupoobragemdeteatro.com.br/
Divulgação
Com abordagem sobre as devoções a figuras santificadas pela cultura popular, a doutora em antropologia, Selma Baptista, ministrará a palestra Devoções populares: impressões e expressões na próxima terça-feira (25), no espaço da Caixa Cultural.

A reflexão sobre os santos não canonizados, que fazem parte da identidade cultural brasileira, parte do livro Alegorias da Alteridade, a tessitura de Eduardo Giacomini – figuras santificadas para tratar de pontos importantes das redes populares de devoção. Na obra, o figurinista trabalha com as histórias dos “santinhos de cemitério” para criar releituras de indumentárias relacionadas a essas figuras lendárias, registrando o patrimônio imaterial que vive nas manifestações culturais.

Segundo Selma Baptista, a intenção do encontro é a analisar a oscilação, como um pêndulo, entre possibilidades interpretativas das “impressões” e das “expressões” no domínio de devoções populares, destacando as figuras que receberam o olhar poético do autor:

“Não se trata de realizar qualquer tipo de classificação espiritualista e/ou religiosa, ou de exaurir possíveis comportamentos dos fiéis, mas de tentar capturar nuances destas permanências no tempo e espaço. Acima de tudo, trata-se de compreender como o trabalho de Eduardo Giacomini é colocado neste domínio, vindo a constituir-se, no seu fazer artístico e criativo, fruto das suas impressões sobre as expressões que ele observou e pesquisou”, explica.

A palestrante, Dra. Selma Baptista, é reconhecida pelo trabalho de pesquisa em manifestações culturais. Além de participar de eventos, como conferências e seminários, a antropóloga ainda expõe sua produção em plataformas virtuais de comunicação e expressão e realiza pesquisas, orientações e assessorias na área da Crítica Cultural, com os seguintes temas: culturas populares, narrativas orais e escritas (artes verbais e literaturas); antropologia da performance; dramaturgia e teatro experimental; políticas públicas de cultura; etnografia da ciência (Antropologia na América Latina).

A palestra é gratuita e dirigida aos interessados de modo geral, com reserva de ingresso por meio do e-mail [email protected].

O evento integra o projeto “Alegorias da Alteridade v.2 – a tessitura de Eduardo Giacomini – figuras santificadas”, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE – da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná e tem incentivo da Copel e apoio da Caixa Cultural.

Serviço: Devoções populares: impressões e expressões
Quando: 25/07/2023 – das 18 às 20h
Onde: CAIXA Cultural - R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Reserva de ingressos: [email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.