04/10/2022 às 14h25min - Atualizada em 04/10/2022 às 14h45min

Projeto “Pequenos Grandes Pintores” contempla escolas públicas de Campinas no mês de outubro

Com estruturas de ateliê de pintura móvel e oficinas de pintura interativa e lúdica, projeto realiza doações em escolas públicas no dia 04

SALA DA NOTÍCIA Leticia Herenyi
Divulgação
 

Para que mais crianças tenham contato e a experiência com a pintura e com as artes visuais, o Projeto “Pequenos Grandes Pintores” realiza a doação de estruturas de ateliê de pintura móvel em escolas públicas de Campinas, que inclui um acervo de coleção de livros sobre os maiores pintores de nossa história e materiais para fazer arte. As entregas serão feitas na EMEF "Maria Pavanatti Fávaro" e na EMEF "Prof. André Tosello" no dia 04 de outubro às 9h e 14h. O projeto ainda oferece uma oficina de pintura interativa e lúdica para o público de crianças e de técnicos de cada local, para dar continuidade à ação cultural. 

O Projeto “Pequenos Grandes Pintores” será distribuído de maneira totalmente gratuita em diversas cidades do Brasil, visando o fomento e a difusão das artes visuais e da cultura ao público carente destas atividades, através de doações a instituições sem fins lucrativos, centros culturais, entidades filantrópicas e assistenciais, e escolas públicas que atendem crianças de baixa renda.

As estruturas são compostas de materiais para as oficinas de pintura, com pincéis, tintas, lápis de cor, giz de cera e giz de carvão, aventais, papéis coloridos, telas, paletas e cavaletes, e incluem itens para criar um ambiente criativo e funcional para as crianças aprenderem, com banquinhos e tapetes em EVA colorido grande em formato de quebra-cabeça, que acomodam os participantes durante as atividades de pintura.

Os kits ainda incluem uma coleção de livros sobre os maiores pintores de nossa história, como Van Gogh, Leonardo da Vinci, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, miniquadros de obras e réplicas famosas para decoração, e molduras para exposição das obras realizadas pelas crianças.

A educação, as artes e a cultura popular fazem parte da nossa cultura, que formam a base da nossa sociedade. Para dar continuidade à ação cultural e pôr em prática a criatividade e a valorização das atividades lúdicas, o  Projeto “Pequenos Grandes Pintores” irá realizar oficinas de pintura interativa com crianças de 6 a 12 anos das escolas contempladas, de maneira divertida e interessante, com o uso de fantoches de grandes pintores da história brasileira e internacional. Ao todo, estima-se que sejam beneficiadas ao menos 6000 crianças.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta o Projeto “Pequenos Grandes Pintores”, com patrocínio da empresa Brasiliense e produção da Sancell.

 

“Nós do Grupo Brasiliense acreditamos que investimentos na educação permitem gerar grandes mudanças sociais. Todos estes anos tornaram nosso Grupo uma equipe onde todos buscam e adotam práticas ao bem comum. Acreditamos que nada se consegue sem apoio e sem incentivo, e por essa razão, nos sentimos honrados em participar do Projeto Pequenos Grandes Pintores.”

 

Sobre a BRASILIENSE: O Grupo iniciou suas atividades em abril/1978 e teve como fundador o Sr. Sylvio Ângelo Tavares. Com uma localização estratégica, um serviço ágil e de altíssima qualidade, esta empresa 100% brasileira cresceu e vem crescendo muito nos últimos anos. Atualmente, o Grupo Brasiliense emprega mais de 600 colaboradores diretos e indiretos, capacitados para atuar com competência e eficiência em todas as áreas que compõem os processos de importação e exportação. Estes colaboradores estão divididos entre a Matriz em Campinas, e suas filiais em Santos, Guarulhos, Viracopos, Rio de Janeiro e Curitiba. Com uma história de mais de 40 anos de atuação na área de comércio exterior, o Grupo Brasiliense é bastante sólido, tem muita tradição e amplo relacionamento em todas as suas áreas e locais de atuação. É uma empresa dirigida a superar as expectativas através de soluções de elevado nível de qualidade e da busca da excelência dos serviços prestados.

 

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

 

Serviço:

Projeto “Pequenos Grandes Pintores” em Campinas (SP)
Datas, horários e locais:

04/10 – Entrega: 09h00 / Oficina: 10h00

EMEF "Maria Pavanatti Fávaro" - Av. José Oliveira Carneiro, 2 - Jardim São Cristóvão

04/10 - Entrega: 14h00 / Oficina: 15h00

EMEF "Prof. André Tosello" - Rua Itapura, 446 - Vila Aeroporto


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.