A data não é sabida por todos, mas no dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Grupo historicamente fetichizado, é nessa data que lembramos a importância de visibilizar as questões e pautas lésbicas dentro da sociedade. Pensando nisso, o cineclube feminista Cine Por Elas, de Vila Velha (ES), realiza no dia 30 de agosto (terça-feira), às 19h, um encontro especial sobre a data. O filme discutido será o webdocumentário “Velcro”, com participação da militante “sapatão”, Juliana Mentros. O encontro é gratuito.
“Visibilidade lésbica é essencial para que as mulheres possam ter espaço no mundo pra serem quem quiserem ser, sem que isso signifique uma sentença de morte ou mesmo a violência física e subjetiva. Afinal, é sobre o direito ser reconhecida e atendida por políticas públicas. De viver sem ter seus corpos fetichizados.”, explica Juliana Mentros, convidada.
O webdocumentário "Velcro" busca desmistificar a visão que muitos têm sobre as lésbicas, bem como ser um meio de resistência contra o preconceito que elas sofrem. Para isso, são entrevistadas diversas personagens de diferentes extratos sociais do Espírito Santo. A convidada do mês é a Juliana Mentros, atriz e perna de pau, sapatão, afiada no tema, em dados de lesbocenso e afins. A coordenação do bate-papo é de Sarah Abner, sua esposa, empreendedora e ativista na luta das mulheres negras.
Nesse mês, nas redes sociais, o cineclube Cine Por Elas também traz diversas dicas de leitura sobre a visibilidade lésbica na coluna “Elas Indicam”. E a resenha feita por Ariani Teodoro, do conto “Isaltina Campo Belo”, de Conceição Evaristo, presente no livro "Insubmissas Lágrimas de Mulheres", na coluna “Leia com Elas”. O projeto é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.
O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans. Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.
Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (Coordenação); Giovana Bazoni, Sarah Abner e Juliana Mentros (Conselho), Carolina Pitol (Mobilização); Laura Paste (Curadoria Psicológica); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Ariai Teodoro e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinematográfica); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog). A arte da divulgação é de autoria de Caius Lucius Montenegro.
Serviço
Cine Por Elas - Dia da Visibilidade Lésbica
Data: 30/08/2022 (terça-feira)
Horário: 19h
Entrada livre - Capacidade: 40 lugares
Local: Cineclube Cine Por Elas
Endereço: Rua Anhanguera, nº 16 - Cristóvão Colombo - Vila Velha (ES)
Classificação etária: 18 anos
Acompanhe o Cine Por Elas
Instagram: https://www.instagram.com/cineporelas/
YouTube: https://www.youtube.com/c/CinePorElas/videos
Site: https://cineporelas.com.br/