25/08/2022 às 12h24min - Atualizada em 26/08/2022 às 00h00min

“Queremos uma educação para o Brasil sem preconceitos, com tolerância e respeito”, disse Daniel Munduruku

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A semana começou com homenagens ao escritor infantojuvenil Daniel Munduruku durante o Combinando Palavras, que reuniu cerca de 1.200 alunos da rede municipal de ensino no Teatro Municipal, em Ribeirão Preto, nesta segunda-feira (22). O projeto faz parte das atividades da 21ª FIL – Feira Internacional do Livro. A atividade contou com a participação de 10 escolas da cidade e a emoção tomou conta do escritor Daniel Munduruku durante as apresentações dos vídeos, poemas, contação de história e danças indígenas – todas apresentadas pelos estudantes no palco do teatro. 

Munduruku disse que a educação que ele deseja ao Brasil se assemelha à que ele presenciou durante o Combinando Palavras. “Queremos uma educação sem preconceitos, com mais tolerância e respeito. Tudo que estes alunos fizeram aqui hoje é uma demonstração do respeito e carinho que desenvolveram por esses povos indígenas”.

Durante este primeiro semestre, os professores das 10 escolas participantes trabalharam com a obra do autor com os alunos em sala de aula, estimulando dessa forma a leitura e o acesso ao livro. “Nós fizemos um programa para trabalhar com os livros do autor: a cultura e a história dos povos indígenas. Além disso, o projeto teve a importância de mostrar a literatura na prática para esses estudantes”, disse a professora de língua portuguesa da EMEF Antônio Palocci, Elisângela Gusmão.

Julia Camargo Conceição, de 12 anos, é estudante do 7º ano da EMEF Antônio Palocci, disse que, durante as aulas, as professoras auxiliaram os alunos durante a produção do projeto e que isso possibilitou que eles entendessem mais sobre a obra do autor. “É importante saber sobre os indígenas e conhecer mais sobre ele. Trabalhamos dois meses com as obras dele e estávamos ansiosos para conhecer o Daniel”.

Representando a EMEF Vereador José Delibo, a professora de língua portuguesa Alaíse Andrade revelou que os alunos tiveram grande interesse pelo escritor. “O projeto tem uma representação cultural muito grande na vida desses alunos. Eles não estão acreditando que o Daniel está aqui com eles aqui hoje”.

Como forma de agradecimento pelos trabalhos apresentados, Daniel destacou a importância dos professores durante o processo. “O que faz o professor levantar cedo e ir para a escola é a esperança nas novas gerações. Eu luto por essa esperança: ela tem que ser o motor que nos move para não desistirmos”, concluiu o escritor.

O projeto
Em sua 5ª edição, o projeto educativo faz parte das atividades da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Nesta edição, os autores selecionados para o Combinando Palavras são Cristiane Sobral, Ryane Leão, Olívio Jekupé, Eliana Alves Cruz, Férrez, Luiza Romão, Daniel Munduruku, Luiz Puntel e Eduardo Spohr. Uma das novidades do projeto é a participação de alunos da Adevirp - Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto.  Desde 2017, em suas quatro edições, o projeto atendeu mais de 30 mil alunos, cerca de 300 professores de 220 escolas de 14 cidades da região de Ribeirão Preto e contou com 29 escritores, que foram lidos e estudados pelos participantes.

A programação completa da 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto está no site: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto teve início em 20 de agosto e acontece até o próximo domingo (28), trazendo como proposta de reflexão o tema "Do Caburaí ao Chuí: a força da Literatura Brasileira". A proposição embasa todas as atividades e debates do evento.

Neste ano, a FIL oferece uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades.  Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.