27/06/2023 às 15h23min - Atualizada em 28/06/2023 às 04h01min

Sagrada Inclusão na Sala MAS/Metrô - Estação Tiradentes

a sensibilidade da criação artística

SALA DA NOTÍCIA Silvia Balady
divulgação
O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura e Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com o Metro | Companhia do Metropolitano de São Paulo e Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), abre a mostra SAGRADA INCLUSÃO composta de obras de arte criadas a partir de visitas prévias de grupos de crianças às exposições em cartaz no MAS.SP. A abertura ocorre no dia 01 de julho, sábado, às 11hs., na Sala MAS | Metrô – Estação Tiradentes.
Não excludente, por essência, o MAS.SP e o seu Núcleo de Ação Educativa buscam modos diferenciados, parcerias relevantes e possibilidades criativas para que os públicos não contemplados com programações culturais corriqueiras possam se sentir bem-vindos à instituição. SAGRADA INCLUSÃO é uma exposição com preparo em duas etapas prévias: nos dias 6 e 15 de junho, dois grupos de alunos da AUMA visitaram o museu para conhecer o espaço e as obras exibidas tanto na mostra de longa duração como nas salas de exposições temporárias. A partir desse momento, foram instados a criar seus próprios trabalhos que agora compõem a mostra.
O projeto possui vários objetivos sendo que um dos mais relevantes é a “possibilidade de dar acesso a um segmento da sociedade muitas vezes excluído das experiências culturais, tanto do ponto de vista da apreciação quanto da produção”, explica Denyse Emerich, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa do MAS.SP.
A arte, uma ação criativa que em sua essência é de livre expressão de sentimentos e impressões, permite aos alunos criarem o que mais lhes impressionar da forma que melhor traduza suas emoções. A surpresa será o mote e a intensidade, ou não, que estarão presentes. Na posição de artista criativo, em SAGRADA INCLUSÃO o grupo irá mostrar que esse diferencial não é um impeditivo para que seja possível aos autistas sentirem, registrarem e transmitirem emoção!
“As atividades artísticas contribuem para a inclusão do ser humano, pois favorecem a elaboração de conteúdos internos e propiciam vivencias sensoriais. Para o indivíduo com TEA não é diferente. Outra característica da arte é oferecer a oportunidade das pessoas autistas trabalharem na matéria concreta, como a tinta, o pincel e a tela. Por tudo isso e muito mais, a manifestação artística é um canal para a pessoa com autismo desvelar o seu mundo interior, o seu lado mais profundo”.   Denyse Emerich
 
  • Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA)
Entidade assistencial, sem fins lucrativos, fundada na cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1990 com o intuito de preencher parte de uma lacuna existente nas redes educacionais brasileiras, tanto públicas como privadas. Nascida da dificuldade de Eliana Boralli em encontrar  atendimento especializado para sua filha autista. A AUMA tem como missão criar programas educacionais de adaptação, integração social e inclusão de pessoas autistas com o olhar do ser integral, em que o fazer e o conhecer estão a serviço do ser, manifestado em sua pureza a essência das dimensões física, emocional, mental e espiritual.
O programa da AUMA inclui Educação Especializada para pessoas autistas por meio do CEAACA – Centro Educacional da Associação dos Amigos da Criança Autista Nathália Boralli, atendimento de orientação, encaminhamento e treinamento de familiares, capacitação e orientação de profissionais interessados e estudantes, esclarecimento à comunidade em geral por meio da divulgação do tema autismo na imprensa, consultoria às Secretarias de Educação Estaduais e Municipais na capacitação de profissionais das redes pública e privada para a inclusão de pessoas autistas em ensino regular, como também das APAES e de outras entidades congêneres. Publicações técnicas e científicas de bibliografias e artigos científicos em congressos internacionais.
AUMA - Aquela que acredita no “SER” como “SER PENSANTE”.

Exposição “SAGRADA INCLUSÃO
Abertura: 01 de julho – sábado – às 11hs.
Período: de 01 de julho a 03 de agosto de 2023
Local: Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes
Endereço: Av. Tiradentes – Luz , São Paulo (grátis para usuários do Metrô)
Número de obras: 30
Técnica: desenhos e pinturas

Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Estacionamento gratuito/alternativa de acesso: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito à lotação)
Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais
Horários: de terça-feira a domingo, das 9 às 17h
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem - mediante comprovação) GRÁTIS AOS SÁBADOS | Isenções, no site.

INGRESSOS – Compra de Ingressos

Mídias Digitais
Site: www.museuartesacra.org.br
Instagram: https://www.instagram.com/museuartesacra/
Facebook: https://www.facebook.com/MuseuArteSacra
Twitter: https://twitter.com/MuseuArteSacra
YouTube: https://www.youtube.com/MuseuArteSacra
Google Arts & Culture: https://bit.ly/2C1d7gX
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.