22/05/2023 às 17h32min - Atualizada em 22/05/2023 às 20h04min

Projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” aproxima crianças das artes cênicas em Nova Iguaçu

As escolas de Nova Iguaçu (RJ) recebem acervo cultural para crianças terem mais contato com o teatro entre os dias 22 e 26 de maio

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Rodrigo Cordeiro

O projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, desenvolvido para incentivar a prática das artes cênicas entre as crianças, acontece entre os dias 22 e 26 de maio, com oficinas às 10h00 e 13h00, em cinco escolas públicas de Nova Iguaçu (RJ). A programação completa com nomes das escolas e horários das entregas de estruturas e oficinas pode ser encontrada abaixo.

 

“Armarinho, Cantinho da Imaginação” tem o objetivo de incentivar a prática da leitura e de atividades lúdicas entre crianças e, para isso, entregam a cada escola contemplada um acervo cultural e educativo para as crianças em uma estrutura de armarinho, em que será possível encontrar livros, brinquedos, jogos e cenários para as oficinas e apresentações de teatro e fantoches.

 

Todas as escolas participantes do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” receberão oficinas que buscam aproximar as crianças da música, do teatro, da criação e da adaptação de sinopses e roteiros para aflorar a criatividade. As oficinas serão acompanhadas por artistas, oficineiros e pelos professores, monitores, assistentes e coordenadores das escolas beneficiadas.

 

Segundo dados do IBGE, apenas 23,4% dos municípios brasileiros possuem teatros ou salas de espetáculo. Por o número ser considerado pequeno para um país do tamanho do Brasil, o “Armarinho, Cantinho da Imaginação” busca aproximar o público desta arte e do acesso ao teatro.

 

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Incentivar, e patrocínio da NTS.

 

Sobre A NTS: A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A - NTS) transporta gás natural por meio de um sólido sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade. São mais de 2.000 quilômetros de malha que ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por aproximadamente 50% do consumo de gás no Brasil) ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás. Respeito ao meio ambiente e à vida é um valor inegociável da NTS. Esta responsabilidade é transversal a toda a companhia, desde a manutenção das operações, até o desenvolvimento de novas atividades. As ações da NTS respeitam rigorosos padrões de segurança, mitigam externalidades ambientais e potencializam benefícios sociais inerentes às suas atividades. Por isso, a cada empreendimento, estudos e programas são desenvolvidos para identificar e avaliar impactos nas comunidades, fauna e flora, solo, recursos hídricos e no ar. Além disso, são propostas medidas para eliminar, minimizar ou compensar impactos negativos. A integração do empreendimento à localidade é uma premissa vital da empresa.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela NTS. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.


Serviço:

Armarinho, Cantinho da Imaginação em Nova Iguaçu (RJ)
Datas, horários e locais:

22/05 - Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Escola Municipal "Profª Irene da Silva Oliveira"

Rua Maria Custódia, n° 63 - Vila de Cava - Nova Iguaçu

 

23/05 - Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Escola Municipal "Adrianópolis"

Avenida Das Mercedes, n° 580, Adrianópolis - Nova Iguaçu

 

24/05 - Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Escola Municipal "Campo Alegre"

Rua Alexandre, s/nº - Campo Alegre - Nova Iguaçu

 

25/05 - Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Escola Municipal "Profª Enilza Barros dos S. Chiconelli"

Rua Marati, n° 02 - Vila Guimarães - Nova Iguaçu

 

26/05 - Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Escola Municipal "América Xavier da Silveira"

Estrada Coronel Alberto De Melo, s/n° - Santa Rita - Nova Iguaçu


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.