O Núcleo Luz, projeto de aprofundamento e formação na linguagem da dança do Programa Fábricas de Cultura - da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis -, irá levar uma adaptação do espetáculo Núcleo Luz Fragmentos para as periferias de São Paulo.
De maio a junho, o projeto estará em itinerância nas Fábricas de Cultura do Jardim São Luís (18/05, quinta, às 15h30), da Brasilândia (25/05, quinta, às 15h) e de Diadema (1º de junho, quinta, às 15h). As apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, tendo lotação máxima de 180 a 300 lugares de acordo com cada unidade. A entrada no espaço da apresentação é por ordem de chegada.
A apresentação “Núcleo Luz Fragmentos” reúne cenas de diferentes espetáculos que integram o repertório de 15 anos do projeto e tem como característica a possibilidade de ser adaptado e moldado para diferentes públicos e espaços. No caso desta itinerância, as apresentações terão aproximadamente 40 minutos e serão sucedidas por um bate-papo entre o elenco formado por aprendizes do Ciclo II, curso de formação em dança do projeto, e a plateia.
Esta atividade, além de aproximar e integrar Projeto e Programa, faz parte do conteúdo programático contido no curso de formação Ciclo II, possibilitando que aprendizes formandos vivenciem experiências artísticas como intérpretes em espetáculos e mostras.
Há 15 anos, o Núcleo Luz vem proporcionando a jovens de 14 a 24 anos residentes da capital e da Região Metropolitana do estado paulista a oportunidade de se aprofundarem na linguagem da dança, além de desenvolverem sensibilização artística e cultural a partir dos cursos anuais - Ciclo I e Ciclo II - e de uma oficina semestral.
Os aprendizes contam com aulas práticas de corpo, atividades teórico-reflexivas, vivências em processos criativos e benefícios mensais como bolsa-auxílio e ajuda de custo, pois o projeto tem como prioridade atender jovens de baixa renda. Para saber mais, acesse o site do Núcleo Luz (aqui).
Serviço:
Núcleo Luz Fragmentos nas Fábricas de Cultura
Dança | Livre | 40 minutos | Grátis
Sujeito da lotação | de 180 a 300 lugares | Por ordem de chegada
Após as apresentações, o público poderá aproveitar um bate-papo com o elenco.
Datas:
18/05, quinta, às 15h30 na Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651
25/05, quinta, às 15h na Fábrica de Cultura Brasilândia | Avenida General Penha Brasil, 2508
1/06, quinta, às 15h na Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema
FICHA TÉCNICA
Direção e criação: Chris Belluomini
Música original: Carlos Ranoya
Cenário e figurino: Chris Belluomini
Assistente de coreografia e ensaios: Ana Luisa Seelaender
Auxiliares de remontagem coreográfica: Jeniffer Mendes, Lucas Pardin e Yorrana Soares
Iluminação: Yorrana Soares
Sonorização: Guilherme Ramos e Roberta Helena
Assistente de palco e contrarregra: Neto In
Costureiras: Benê Calistro, Edleuza do Carmo Souza e Graça Freitas
Assistente de produção: Tainá Lima
Produção: Suenne Sotero
Elenco | Aprendizes do Núcleo Luz: Amanda Meirelles, Ariela Leiva, Arthur Doná, Ayo Klunga, Beatriz Sá, Brena Alves, Bruna Karoline, David Silveira, Emily Beatriz, Eri Sá, Fran Menezes, Gabriela Guimarães, Gabrielly Andrade, Isac Soares, Jonathan Sá, Júpiter Campos, Lima Dorta, Lua Maciel, Luiz Felipe Brito, Luna Well, Matheus Yuji, Naomi Céspedes, Obed Queiroz, Odri Campos, Henri Araujo, Prudy Oliveira, Saolla Sousa, Shayla Baila, Taisa Garcia, Vinnycias Silva e Vitória Ferreira.
--------
SOBRE O NÚCLEO LUZ
O Núcleo Luz é um projeto do Programa Fábricas de Cultura que oferece aprofundamento e formação na linguagem da dança há mais de 15 anos. Por meio dos cursos Ciclo I, Ciclo II e Oficina, os aprendizes vivenciam conteúdos e aulas de corpo, atividades teóricas e reflexivas, além de processos criativos em interface com outras linguagens artísticas. A participação é gratuita e o projeto disponibiliza benefícios como bolsa-auxílio e ajuda de custo para transporte e alimentação.
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.