15/05/2023 às 15h14min - Atualizada em 15/05/2023 às 20h01min

Imigrantes coreanos têm ano especial e calendário agitado; saiba o motivo

2023 marca uma data importante para a comunidade residente no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Thayná Pissaia
Yumi Omi
Em meio a ascensão dos K-Dramas entre brasileiros e diversos grupos de K-Pop vindo ao país, a comunidade coreana celebra, desde janeiro, os seus 60 anos no Brasil com eventos especiais e até documentário.

As comemorações têm sido realizadas principalmente pelo Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo e a Associação Brasileira dos Coreanos (ABC) em espaços como a Feira do Bom Retiro (evento realizado todo sábado no bairro) e o Centro Cultural Coreano no Brasil (conhecido por oferecer cursos e promover exposições).

Conheça os eventos em comemoração à data:

Consulado da Coreia

Ainda no ano passado o consulado começou os preparativos para comemorar esta data. A primeira etapa foi iniciar as gravações do documentário “Diário de Imigração”, dirigido por Nick Farewell. A produção foi lançada em fevereiro e trouxe entrevistas de coreanos importantes para a história da imigração por aqui.

Para apresentar um pouco mais das artes coreanas aos brasileiros, o órgão governamental promoveu gratuitamente no Teatro Gazeta, em abril, o espetáculo “Arte Tradicional Coreana” com o grupo de artistas do Centro Nacional de Gugak, instituição coreana que teve suas atividades iniciadas no século VII.

Mas as ações ultrapassam o campo cultural, o cônsul-geral Insang Hwang também tem atuado junto a vereadores da cidade na promoção de ações de melhorias para o bairro do Bom Retiro, comunidade coreana e moradores em geral.


Líderes da comunidade coreana e o cônsul-geral da Coreia em São Paulo (quinto da esquerda para a direita)

Entre as ações comemorativas realizadas pelo consulado, entidades privadas e públicas, está a implantação de luminárias tradicionais coreanas em ruas como a Prates-Coreia que deve acontecer em breve.

Feira do Bom Retiro

O evento é organizado pela Associação de Desenvolvimento K-Town, que tem como objetivo a promoção de atividades que ajudem na revitalização do bairro, e foi iniciado no dia em que a comunidade comemorou 59 anos no Brasil. O evento fez tanto sucesso que se tornou permanente, mudando até mesmo de endereço – agora acontece na Rua Cônego Martins – para acomodar os mais de 7 mil frequentadores semanais.


A Feira do Bom Retiro se tornou, rapidamente, uma das opções de passeio para os adoradores da cultura coreana

Na Feira é possível encontrar todo sábado barracas de comida, bebida e sobremesas coreanas, além de apresentações de covers de K-Pop. A organização ainda oferece diversos modelos de Hanbok, roupa tradicional coreana, para os visitantes vestirem e lotarem suas redes sociais de fotos com o traje.

Desde o início do ano o evento já realizou degustação de snacks e bebidas coreanas, gincanas de conhecimento geral sobre a Coreia, apresentações de danças tradicionais e Samulnori, gênero de percussão coreano, entre outros. A programação de cada edição é divulgada através da rede social da Feira.

Festival da Cultura Coreana

O grande ápice da comemoração está programado para acontecer nos dias 19 e 20 de agosto no Festival da Cultura Coreana (FDCC), realizado anualmente na Praça Coronel Fernando Prestes, no Bom Retiro. O FDCC é o maior evento de promoção da cultura coreana na América Latina, tendo sido criado pela Associação Brasileira dos Coreanos (ABC).


Buchaechum, a dança do leque, é uma das apresentações preferidas durante os festivais da cultura coreana

A ABC foi idealizada ainda no navio que trouxe os primeiros imigrantes para o Brasil, mas sua fundação oficial aconteceu em 1975, tendo como objetivo preservar e divulgar a cultura coreana, além de representar a comunidade.

As primeiras edições do FDCC eram voltadas principalmente aos imigrantes que tinham saudade de seu país, mas com o passar dos anos e a onda coreana ganhando força no Brasil através do K-Pop, o público se tornou majoritariamente brasileiro.

O FDCC, que caminha para a sua 16ª edição, reuniu em 2022 mais de 40 mil pessoas em cada dia. A ABC acredita que o número deve ser ainda maior neste ano por conta da comemoração dos 60 anos de imigração e o fim da pandemia.

O evento contará ainda com o apoio do Consulado da República da Coreia em São Paulo. A programação oficial será divulgada no perfil da Feira do Bom Retiro no Instagram, que também será responsável pelo concurso de covers de K-Pop que acontecerá no Festival.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.