08/05/2023 às 18h14min - Atualizada em 09/05/2023 às 00h01min

O Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André recebe a mostra Diário 366

Vida pessoal do artista se mistura com a de participantes voluntários em projeto colaborativo exibido no Salão de Exposições do Paço Municipal com entrada gratuita

SALA DA NOTÍCIA Angelina Colicchio
https://drive.google.com/drive/folders/1llTBf9_0dQnWJRMJNCbg1UMrAh6SnvmP
Crédito: Bruno Novaes

 

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Com início marcado para o dia  13 de maio, o Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André recebe a mostra Diário 366, com texto curatorial de Julia Lima. São exibidas as páginas do diário de Bruno Novaes, os diversos objetos recebidos que compõem este projeto e o livro lançado em 2021 disponível para manipulação. Dessa forma, a mostra propõe o encontro entre o coletivo e o processo individual de artista, no qual a documentação de sua história se mistura com a de pessoas voluntárias participantes. 

Este projeto que já circulou pelo Centro Cultural dos Correios de São Paulo (2021) e pelo Museu de Arte contemporânea de Campinas (2022), agora entra em itinerância com produção da Brecha Cultural,  contemplado pelo ProAc Editais de 2022 e financiado pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Com o intuito de tornar a exposição ainda mais acessível, ao entrar, o público terá acesso por QR Code ao audioguia. 

Para complementar a experiência, a mostra conta com a proposta participativa "Quantas histórias cabem num ano?" um convite ao público para escrever ou desenhar sobre um dia que queira deixar registrado na exposição. Às quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h o educativo da mostra fará mediação cultural para grupos agendados/público espontâneo e a exposição estará acessível  de segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h às 17h até o dia 08 de Julho de 2023.
 

SOBRE O PROJETO

O projeto teve início com registros diários feitos por Bruno no ano bissexto de 2016, usando diferentes linguagens, como texto, desenho, colagem e fotografia. Em seguida, os participantes escolheram datas e receberam as páginas correspondentes do caderno, digitalizadas em forma de cartão postal. 

As pessoas que participaram responderam com o envio de itens que dialogavam com os motivos da escolha por aquele dia, criando uma relação de troca de confidências com o artista. Todo esse processo foi documentado em um grande calendário em que Novaes fez o controle das devolutivas por meio de aquarelas dos itens recebidos.  

Entre as motivações para as participações, as escolhas das datas misturaram aspectos individuais e íntimos com acontecimentos culturais e coletivos, resultando em um arquivo que coloca objetos ordinários, trabalhos de arte, documentos pessoais e lembranças afetivas em um mesmo plano. Assim, criou-se um diário que, além de servir como instrumento para o conhecimento de si, se tornou uma narrativa coletiva das memórias, afetos e histórias de vida de mais de trezentas pessoas. 

Longas cartas contando sobre experiências pessoais, fotografias, documentos e outros objetos estão entre os itens recebidos, que muitas vezes chegaram sem explicações. Entre eles uma certidão de óbito, que levanta perguntas sobre como aconteceu tal perda. Em outro caso, foram enviados pares de ingresso de cinema e uma camiseta com cheiro de guardado, sugerindo um fim de relacionamento. Também chegaram ao artista documentos e coisas de família que aproximam histórias e personagens desconhecidos. De modo geral, os itens que chegaram acabam por exigir o uso da imaginação para que se tente deduzir ou mesmo ampliar seus significados, o que confere ao livro em exibição nesta exposição um caráter simultâneo de documentação e narrativa de ficção. 

Com uma produção que passa por questões como identidade, memória e afeto, para Novaes, é importante jogar luz sobre histórias que muitas vezes passam despercebidas, levantando dúvidas sobre o poder dos arquivos tradicionais, que perpetuam a produção de conhecimento. Seu trabalho nos convida a refletir sobre quais outras narrativas deixam de ser documentadas, questionando o que mais pode ter ficado de fora dos livros e de outros meios de comunicação.

 

Sobre o Salão de Exposições que integra o Paço Municipal de Santo André
O Salão de Exposições integra o conjunto do Centro Cívico ou Paço Municipal de Santo André, que é composto pelos edifícios da Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum e Biblioteca.

Fica localizado no prédio da Biblioteca Municipal Nair Lacerda, que funciona em seu todo como Centro Cultural, abrigando também o Teatro Municipal, Auditório e Café. Também sedia a Secretaria Municipal de Cultura de Santo André. Durante todo o ano são realizadas exposições de artes visuais, como o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, que acontece anualmente entre os meses de abril e julho e a Bienal de Gravura. 

O projeto arquitetônico é de Rino Levi e o paisagismo do entorno, assim como painel instalado na entrada do Salão, são de autoria de Roberto Burle Marx. O espaço foi inaugurado em 1968 com a realização do Iº Salão de Arte Contemporânea de Santo André.

 

Sobre Bruno Novaes
Bruno Novaes trabalha entre artes visuais, poesia e educação. Tem licenciatura em Arte pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, e especialização em Artes Visuais pela UNESP. Sua prática acontece, sobretudo, por meio da palavra e do desenho, como instalação, publicação e processos de encontro, re-imaginando as formações do ser, suas subjetividades e agenciamentos.

 

Seus principais trabalhos incluem O professor deverá ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva (Temporada de Projetos do Paço das Artes); Intervalo (Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo); Alugo para rapazes (prêmio-publicação Lamparina Luminosa); escola de faz-de-conta (ProAC LAB) e Diário 366 (Centro Cultural dos Correios São Paulo e livro premiado pela LAB SBC/Paradoxa Cultural). Participou da 33a Bienal de Arte de São Paulo, como artista residente na obra de Mark Dion, da 21a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, e dos programas de residências da fábrica de lápis Viarco, em Portugal, e do Instituto de Artes de Ouro Preto. Integra o grupo Práticas Compartidas e tem trabalhos publicados em livros e revistas do país e exterior. Além de diversos prêmios-aquisição em salões de arte, suas obras compõem também acervos públicos como o do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, do MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro e da Biblioteca Instituto Moreira Sales.

 

Sobre Brecha Cultural
Empresa de produção, gestão e escrita de projetos culturais das mais diversas linguagens, gerida por Jeff Barbato desde 2021. Entre suas principais produções estão: terra rasgada (2022) projeto de exposição inédita contemplado pelo ProAc editais 13/2021; o vazio abarcado (2022) projeto de exposição inédita de artistas iniciantes contemplado pelo ProAc Editais 36/2021 em itinerância na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul até 20 de Junho 2023; zonas de sombra (2023) projeto de exposição inédita com ações no âmbito físico e online atualmente em execução na Pinacoteca de São Bernardo do Campo; o encontro é um lugar impossível (2021) projeto de exposição coletiva realizado no Centro Cultural dos Correios de São Paulo com 24 artistas.

 

Serviço:
Exposição Diário 366 do artista Bruno Novaes 

Abertura: 13 de maio, sábado, a partir das 14 horas 

Período expositivo: de 13 de maio até 08 de julho

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP

Visitação: segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Mediação educativa na exposição: de quinta e sexta das 13h às 17h.

 

Entrada gratuita

Acessibilidade para pessoas com deficiência visual e acesso para cadeirantes.

Classificação etária: Livre

Telefone Público: (11) 4992-7730

                                                                                                                                                                     

Assessoria de Imprensa - Pevi 56

Angelina Colicchio – (11) 99299-2877

Diogo Locci – (11) 99906-0642

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