19/04/2023 às 17h39min - Atualizada em 20/04/2023 às 00h01min

Peça teatral infantil ensina a importância de cuidar do meio ambiente em Santos

A produção “Terra Linda”, que tem patrocínio da Copersucar, realiza apresentações gratuitas para crianças e jovens das escolas municipais da cidade

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Companhia Troupe Trotte

A peça “Terra Linda”, que busca incentivar as crianças do ensino público a refletirem sobre o meio ambiente e os cuidados necessários com a natureza, realizará apresentações nos dias 20, 24, 25, 26, 27 e 28 de abril, em seis escolas municipais de Santos: U.M.E Auxiliadora da Instrução, E.M Lourdes Ortiz, U.M.E Cabrão, U.M.E 28 de fevereiro, U.M.E Martins Fontes e U.M.E Leonardo Nunes Padre.

 

A produção conta a história de Terra Linda, uma pequena cidade onde todos preservam a natureza. Nesta cidade, Clara e seus amiguinhos da floresta, o Macaco Sagui e a Arara brincam sob a árvore Jacarandá Azul, quando descobrem que a floresta está em perigo de desmatamento. Junto com o público, Clara e seus amigos vão precisar salvar a floresta e ensinar lições valiosas de como evitar queimadas e manter o equilíbrio ambiental.

 

O projeto “Terra Linda” consiste em 12 apresentações da peça teatral infantil que conta com uma linguagem informal e lúdica, levando o público a refletir sobre cuidados com a natureza por meio da trama e dos personagens.

 

Segundo dados levantados pelo MapBiomas, mais de 16,3 milhões de hectares foram queimados no Brasil entre janeiro e dezembro de 2022, conforme dados do Monitor do Fogo, que foram divulgados no dia 31 de janeiro. Do total, 2,8 milhões de hectares queimados foram de florestas.

 

Incentivadora do projeto, a Copersucar, por meio de suas associadas, já realiza um trabalho intenso para evitar queimadas e sensibilizar a população sobre os riscos, por exemplo, de jogar lixo e bitucas de cigarro em locais inadequados e de realizar soltura de balões. “Acreditamos que levar estas peças teatrais até as crianças e jovens das comunidades onde atuamos pode ajudar no processo de formação, trazendo mensagens relevantes sobre a importância da conservação ambiental e ressaltando de forma lúdica atitudes e comportamentos positivos em prol de uma sociedade melhor”, comenta Beatriz Milliet, gerente executiva de Sustentabilidade da Copersucar.

 

 

Sobre a COPERSUCAR: A Copersucar S.A., que é líder mundial na comercialização de açúcar e etanol, atua como uma plataforma de modelo de negócio único, combinando a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade e forte pegada sustentável. O etanol e o açúcar são produzidos por 37 usinas associadas, a partir de um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização incluindo terminais próprios e acesso ao sistema dutoviário. A companhia é líder e referência nos dois maiores mercados de etanol do mundo, Brasil e Estados Unidos, atendendo também à demanda americana por meio da sua subsidiária Eco-Energy LLC, onde mantém uma infraestrutura logística com 11 terminais próprios. A Copersucar S.A. comercializa açúcar em todos os continentes, movimentando mais de 12 milhões de toneladas de açúcar por ano e presença em mais de 40 países nas operações de compra e venda. Desde 2015, a empresa vem contribuindo com a transformação social nas comunidades onde atua, por meio do Programa Conecta Copersucar. A iniciativa já acolheu mais de 43 mil pessoas, entre jovens em formação, empreendedores, integrantes das comunidades e cidadãos em situação de vulnerabilidade, além das diversas ações culturais que impactaram mais de 15 mil pessoas.

 

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos -- exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural -- e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Copersucar. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Terra Linda" em Santos - SP
Datas, horários e locais:

20/04, às 09h00 e 13h30

U.M.E Auxiliadora de Instrução - Praça Rubens Ferreira Martins, 8 - Estuário, Santos - SP

 

24/04, às 10h00 e 16h00

E. M. Lourdes Ortiz - R. Ricardo Pinto, 129 - Aparecida, Santos - SP

 

25/04, às 09h00 e 14h00

U.M.E Cabrão - Rodovia Cônego Domênico Rangoni, km 33 - Monte Cabrão, Santos - SP

 

26/04, às 10h20 e 16h20

U.M.E 28 de Fevereiro - Praça Santa Paulina, 49 - Saboó, Santos - SP,

 

27/04, às 08h30 e 09h30

U.M.E Martins Fontes - Estrada João Batista, 208 - Morro Penha, Santos - SP

 

28/04, às 10h00 e 14h00

U.M.E Leonardo Nunes Padre - Av. Afonso Schmidt, 610 - Castelo, Santos - SP


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