Estão abertas até 31/03 as inscrições para a 34ª edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum, reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração. A iniciativa é da Associação Cultural Kinoforum.
Podem participar filmes com até 25 minutos de duração, sem distinção de gênero e que tenham sido finalizados a partir de 1º/01/2022. As inscrições podem ser acessadas através do endereço https://bit.ly/3Yh99Go.
O festival prevê a participação do público na avaliação da produção e abre parcerias que resultam em premiações. Os curtas brasileiros realizados em cursos de graduação do ensino audiovisual são elegíveis ao Prêmio Revelação, que consiste em serviços e equipamentos para a produção de uma nova obra.
Somente serão elegíveis aos prêmios promovidos pelo festival e seus parceiros os títulos brasileiros que possuam Certificado de Produto Brasileiro (CPB) emitido pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). O evento aceitará a inscrição de obras que ainda não possuam o CPB; contudo somente poderão concorrer às premiações e destaques as produções que façam prova do processo de registro na Ancine até o dia 20/06.
Produções finalizadas em 2023 têm prazo maior para inscrição: até 28/04.
O 34° Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum tem direção da produtora Zita Carvalhosa e acontece de 29/08 a 3/09.
Associação Cultural Kinoforum
Criada em 1995, a Associação Cultural Kinoforum realiza atividades e projetos que apoiam o audiovisual brasileiro através de ações de formação cidadã com foco na inclusão cultural e social. Sua missão é a de promover o desenvolvimento pessoal e sociocultural por meio da linguagem audiovisual.
Além do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum, a entidade é responsável também das Oficinas Kinoforum de Formação Audiovisual, Guia Kinoforum * Festivais Audiovisuais, projeto Crítica Curta e pelas ações Kinoforum nas Telas.
Atualmente, estão em andamento duas atividades das Oficinas Kinoforum, ambas dirigidas a jovens de 18 a 29 anos. Sediada em Cidade Tiradentes, zona leste paulistana, acontece a Oficina de Mídias Sociais, em uma parceria com o Instituto Pombas Urbanas.
Já a oficina Kinolab Desenvolvendo Séries, com patrocínio da Spcine, inclui palestras online abertas a interessados sobre roteiro, análise técnica e outros aspectos de obras seriadas para emissoras de TV e plataformas de streaming. Foram selecionados para a oficina três coletivos paulistanos: Mariana Filmes (projeto "Histórias de Quintal"), As Fulanas (projeto "As Fulanas") e Origamiverso (projeto "Origami").
No mês de março, três produções das Oficinas Kinoforum concorreram na 16a edição do Festival Visões Periféricas. E o curta-metragem “O Corre” sagrou-se vencedor da Mostra Visorama, seção competitiva dedicada a filmes produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor. A obra é resultado da oficina módulo 1, dos Módulos Autônomos das Oficinas Kinoforum, que aconteceu nos meses de junho e julho de 2022 na Academia Carolinas, espaço sociocultural na Cidade Tiradentes, periferia leste de São Paulo. Assinam a produção Gustavo A. R. Mariano, Gustavo A. da S. Pedro, Bruno M. Garcia, Giovane da S. Lopes e Matheus Caminsk. Sua pré-estreia mundial aconteceu no 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum, em agosto de 2022.
No início do mês de fevereiro, a Kinoforum realizou uma bem-sucedida ação junto ao Festival de Clermont-Ferrand, na França, considerado o mais importante evento mundial dedicado ao cinema de curta-metragem. Em parceria com a Spcine e o Consulado do Brasil na França, a associação organizou um estande de curtas brasileiros, uma sessão com títulos recentes produzidos em São Paulo e uma festa de confraternização.
Outra novidade da entidade vem aí: a criação de um Conselho Jovem. De caráter consultivo, a nova instância nasce com a proposta de discutir e sugerir futuras atuações da entidade.