16/03/2023 às 12h35min - Atualizada em 17/03/2023 às 00h01min
Clube da Esquina, os sonhos não envelhecem, com direção de Dennis Carvalho, estreia em projeto sociocultural nas TELAS
Projeto sociocultural inédito levará o musical para públicos que não possuem acesso à grandes espetáculos
SALA DA NOTÍCIA Aline Guimarães Pontes Maia
Depois de sua temporada presencial de enorme sucesso em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, o “Clube da Esquina, os sonhos não envelhecem”, terá sua versão “teatro na tela”. Idealizado e produzido pela MRG e Buenos Dias com produção associada do Grupo Prisma, o musical estará em todo Brasil, gratuitamente, em praça pública e nos cinemas. Organizado pelo Cine Experience - plataforma de exibição de grandes espetáculos, shows e eventos presenciais em cinemas -, o Festival Cine Palco estreia no dia 25 de março, em Anhumas, interior de São Paulo. O Festival Cine Palco Festival é uma associação da MPV Filmes, Orange Group e Grupo Prisma. O evento acontecerá na Praça Poliesportiva Alziro Aran Rodrigues, das 13 às 22 horas. O musical será exibido, às 19h, com encerramento de grande queima de fogos. A programação também contará com uma feira de livros, atividades infantis, lançamento editoriais e ações relacionadas ao “Dia Mundial da Água”, celebrado no dia 22 de março. A cidade de Anhumas, que tem 4.300 habitantes e não possui cinema, foi escolhida para dar o pontapé inicial do festival em praça pública. A direção do espetáculo e da versão para as telas é de Dennis Carvalho. “É uma honra poder eternizar e dirigir este espetáculo que será exibido gratuitamente no Brasil. O teatro na tela é um caminho de acesso importante para o Brasil e que, a partir de agora, quero fazer em todos os espetáculos que dirigir. É uma experiência nova, aos 74 anos, em um momento especial da minha vida e carreira”, conta. Para Tiago Barbosa, o ator que interpreta Milton Nascimento, esta ação tem o poder de transformar através da cultura. “Eu vim de um lugar sem acesso, um dia fui eu que tive oportunidade de assistir algo que me inspirou e que me fez estar hoje aqui, interpretando um dos maiores ícones de nossa cultura. Hoje sou eu que tenho esta oportunidade de inspirar outras pessoas, através deste projeto, é muito emocionante tudo isso”, comenta. Sobre a iniciativa sociocultural, a Assessora de Turismo e Cultura da cidade de Anhumas, Mânia Gomes Pires, comemora a oportunidade de a cidade ter sido escolhida para estreia do projeto. “Trazer um espetáculo desta importância, contando a história de um dos maiores movimentos da música brasileira e do ícone Milton Nascimento é um sonho para nós. Poder fazer isso, gratuitamente, em nossa praça e ainda ter o privilégio de ser a primeira cidade brasileira a receber o musical em tela, nos enche de orgulho e emoção. Estamos ansiosos para que chegue logo o Cine Palco”, revela. O projeto é incentivado via PROAC (LEI DE INCENTIVO ICMS) e, somente desta forma, foi possível realizar a ação em praça pública, em Anhumas e em 40 cinemas em todo o estado.“ Promover acesso à cultura é um pilar da nossa gestão. Realizar este projeto em praça pública e nos cinemas, gratuitamente, mostra a força da política de Leis de Incentivo no Estado de São Paulo, que inspira e impulsiona nossa indústria e economia criativa”, comemora a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton. A gravação do espetáculo aconteceu no dia 04 de dezembro, em São Paulo, no Teatro Liberdade, que cedeu os direitos de arena, por se tratar de um projeto sociocultural. A produção audiovisual foi realizada pelo Grupo Prisma, MPV filmes e Manjubinha Filmes. Segue link com vídeo sobre o projeto: https://drive.google.com/file/d/1XpZ9XB6mB4vZMDSnoPaSyccJE0adGVg2/view Sobre o musical: Apresentado ao mundo em 1972, no primeiro LP duplo do país, e consi derado o melhor disco brasileiro de todos os tempos, a história de um dos marcos culturais da MPB, ganha versão teatral e na tela, com direção de Dennis Carvalho. Um espetáculo sobre amizade, sobre um movimento artístico que entrou para história. O Clube da Esquina trouxe um som inovador e transformador. O movimento conseguiu juntar em suas músicas diversas referências artísticas, de diferentes partes do Brasil e do mundo, e fazer algo bem distinto do que era produzido musicalmente na época. Segundo o diretor, o Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem é um musical brasileiro que também mostra a história de nosso país. Baseado no livro “Os Sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges, o musical fez sua turnê presencial. OClube da Esquina – Os sonhos não envelhecem teve sua temporada presencial no SESC Palladium / Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, a temporada aconteceu no Teatro Riachuelo e, em São Paulo, no Teatro Liberdade. A fachada do edifício Levy, no centro de Belo Horizonte, onde moravam a família Borges e Milton Nascimento no início dos anos 60, é um dos panos de fundo do espetáculo. A evolução musical e a amizade dos integrantes do movimento estão presentes nos 120 minutos do musical. Responsável pela adaptação e dramaturgia do livro de Márcio Borges, a dramaturga Fernanda Brandalise, de 27 anos - a mesma idade dos jovens retratados na peça - revela que, “Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem” é uma história verídica. Um grupo de jovens, em Minas Gerais, sonhava em mudar o mundo com música. O espetáculo fala de como surgiu o Clube da Esquina, fala sobre amizade e poesia, fruto da esperança inabalável de que a arte pode transformar o mundo em algo melhor. Na banda há seis instrumentistas, dirigidos musicalmente por Alexandre Kassin. Para o es-petáculo foram escolhidas 25 canções, entre elas Cais (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), Para Lennon e McCartney (Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant), Trem Azul (Lô Borges e Ronaldo Bastos), Tudo que Você Podia Ser (Márcio Borges e Lô Borges) e outras. Uma equipe criativa que faz parte da história do teatro, da tevê e do audiovisual brasileiros, como: Alexandre Kassin - diretor musical; Maneco Quinderé – iluminador; Marília Carneiro - figurinista; Keller Veiga - cenógrafo; Juliana Gama e Toni Rodrigues – diretores de movimento; Olivia Ferreira e Pedro Garavaglia (Estúdio Radiográfico) - Design/Videografismos, entre outros. Em 2013, Dennis dirigiu “Elis - A musical”, com os mesmos três produtores de Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem, Marcia Dias (Buenos Dias), Marilene Gondim (MRG) e Fernando Campos (Grupo Prisma), que na ocasião, era sócio de outra produtora. Tiago Barbosa, que interpreta Milton Nascimento no espetáculo, nasceu na Baixada Fluminense, foi preparador vocal e atuou no grupo Nós do Morro. Radicado na Europa há mais de oito anos, concorre agora ao Prêmio Broadwayworld Spain como Melhor Ator pela interpretação de Lola, no musical “Kinky Boots''. O jovem voltou ao Brasil para interpretar Milton Nascimento. “É um caminho difícil para um ator brasileiro e negro ser reconhecido, falar com outros grandes atores de igual para igual. Mas quando vi que se tratava do Clube da Esquina, eu não pensei duas vezes, voltei para o Brasil. Sinto-me honrado e privilegiado por representar Milton Nascimento, esse artista de voz ativa, único negro do Clube da Esquina. Ele sempre foi um guerreiro”. O elenco foi escolhido em etapas online e presencial. As audições receberam atores e atrizes de todo o país, sendo 16 selecionados para o musical. São vários personagens, em cena, todos reais: Lô, Márcio e Marilton Borges, Beto Guedes, os letristas Fernando Brant e Ronaldo Bastos, o pianista Wagner Tiso, Robertinho Silva, Naná Vasconcelos, Elis Regina, a atriz francesa Jeanne Moreau, entre outros. Referendado no livro de Márcio Borges, Os sonhos não envelhecem – Memórias do Clube da Esquina, mostra a potência da música mineira, fundamental para construção da identidade de nosso país e de nossa cultura. O Clube da Esquina é respeitado mundialmente como um dos mais importantes movimentos artísticos dos últimos tempos. Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem é apresentado, em todo Brasil, pela SulAmérica. A SulAmérica Cultural apoia ações em todo o país, por meio das leis de incentivo à cultura e ao esporte. Mais de 2,8 milhões de pessoas já foram impactadas em projetos socioculturais e socioesportivos, alinhadas ao conceito de Saúde Integral da SulAmérica, queincentiva as pessoas a viverem melhor por meio do equilíbrio entre as saúdes física, emocionale financeira. Para mais informações, acesse www.sulamerica.com.br. Em Minas Gerais, o espetáculo teve a Usiminas como patrocinadora, e a diretora de Comunicação e Responsabilidade Social, Ana Gabriela Cardoso, ressalta a importância da companhia estar entre as principais empresas que fomentam a cultura no país. Os projetos culturais também estão conectados a uma pauta permanente de responsabilidade social da Usiminas", afirma. A Eurofarma patrocina o projeto, que conta com o apoio de Copasa, Riachuelo e apoio cultural da Atlas Schindler e CSU Digital.