O grupo irá ao longo do mês de novembro entregar envelopes para as crianças da comunidade manauara para que elas pintem, desenhem ou escrevam algo que queiram muito expressar. A dinâmica funciona como um amigo oculto, o grupo irá repassar as cartas para pessoas em torno que queiram adotar esta arte, e em troca elas podem doar algo para os pequenos artistas.
O recebimento das cartinhas acontece a partir do dia 25 de novembro na casa de uma das integrantes do coletivo. “O intuito é atingir o máximo de crianças moradoras dos arredores, e fazer uma festa bem bonita e alegre para celebrar o Natal", diz Sarah Campelo.
O projeto Arte Ocupa está a procura de pessoas/empresas que possam comprar ou doar brinquedos, roupas, acessórios e presentes em geral. Durante a ação do dia 25 de dezembro, as crianças terão a presença do Papai Noel entregando as doações recebidas.
O coletivo traz também outras ações além da entrega de presentes, haverá a apresentação de um cine natal com o filme “KLAUS” às 18:00 na rua Leopoldo Carpinteiro Peres do bairro Petrópolis — horário do Amazonas com pipoca e refresco e uma maloca transformada em árvore-de-natal. Todos os materiais usados na confecção dos eventos são comprados com recursos próprios e com a venda de camisetas produzidas pelo coletivo.
Os integrantes recentemente conseguiram atingir um dos seus principais objetivos, levar a arte manauara para outros pontos do Brasil. Eles realizaram uma performance que aconteceu em São Paulo, no dia 7 de setembro, sendo uma de suas primeiras ações nacionais. Durante o evento eles visitaram o Museu Nacional em sua reinauguração, percorreram a avenida Paulista, passando pelo Masp, estações de metrô e outros locais com grande movimento, levando as obras de 10 artistas manauaras expostas como uma galeria viva. Um marco interessante para o grupo e para o projeto que sonham em um dia conseguir viver da própria arte.
Para conhecer mais sobre o coletivo, fazer doações ou comprar camisetas para apoiar o projeto e suas ações acesse a página do Instagram @arteocupa ou o site www.arteocupa.com.br