Atento à importância de saber lidar com questões desafiadoras cada vez mais comuns em nossa sociedade, o projeto Voz Futura, criado pelo jogador de futebol Danilo Luiz, procura estimular o diálogo em torno de temas importantes para o bem estar da sociedade, como, por exemplo, as questões socioemocionais. Assunto este que, inclusive, passou a se interessar em 2016, época em que as críticas recebidas estavam interferindo nas suas atuações em campo e no dia-a-dia. Foi por entender o valor do desenvolvimento socioemocional não só em sua vida como atleta de alto desempenho - que precisa enfrentar questões como medo, estresse, pressão - que Danilo decidiu levar a pauta para o seu programa, através de uma conversa com a psicóloga e gerente executiva pedagógica do programa LIV, Joana London. A conversa está disponível no canal Voz Futura, no YouTube.
“Eu vejo muita sinergia da Voz Futura com o LIV. Ambos são espaços de troca e acolhimento. Então, por que não unir forças? Na mesma medida em que a Voz Futura tem um olhar de empatia e acolhimento a partir da comunicação e da linguagem, o LIV trabalha esses valores através da educação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, colaborando, dessa forma, para a construção de relações pautadas na escuta e no respeito”, aposta Danilo.
A gerente executiva pedagógica do LIV, Joana London, traz seu olhar da psicologia aplicada à educação, no sentido amplo da palavra, apresentando a escola como lugar privilegiado de desenvolvimento não somente cognitivo, mas também socioemocional de toda a comunidade local. “A gente teve dois anos de muitas perdas, de muitos lutos. Esses impactos sociais não podem ser tratados apenas do lado de fora dos muros da escola porque ela é um lugar que sente tudo o que acontece na vida ao seu redor. Portanto, ali é um espaço primordial para se trabalhar os sentimentos e todas as questões emocionais e sociais que afetam as pessoas”.
Joana explica que os temas afetos ao desenvolvimento socioemocional devem compor a cultura da escola e da comunidade educativa como um todo. “Trabalhar o socioemocional, o autoconhecimento, a troca de experiências, o lugar que o indivíduo ocupa no mundo e seus compromissos e potencialidades é totalmente transformador da sociedade, cria confiança entre as pessoas e amplia seus horizontes”, comenta a especialista.
Em ano de Copa do Mundo, esse é um assunto que deve ser debatido. Pois muitas das vezes, o esforço excessivo dos atletas pode levar a casos como o de Anita Álvarez, que durante uma competição de nado sincronizado perdeu a consciência embaixo da água e precisou ser resgatada por sua treinadora.
Voz Futura
Criada em janeiro deste ano, a Voz Futura busca dar visibilidade para projetos sociais e de impacto na sociedade. Danilo é lateral da Juventus, da Itália, e da Seleção Brasileira, e pai de Miguel e João, com 7 e 3 anos respectivamente. Foi a paternidade que despertou o desejo de aprender cada vez mais sobre as interações humanas, relacionamento interpessoal, parentalidade positiva e educação com afeto. “Busco desde já passar ensinamentos que eu aprendi depois de adulto, que façam parte da base de vida deles. Falo sempre sobre minhas tristezas, medos, alegrias, vitórias e derrotas. Assim, quando passarem por esses momentos, no futuro, possam reconhecer e entender como algo natural na vida”, analisa o jogador.
Sobre o LIV - Laboratório Inteligência de Vida
O LIV é o programa que desenvolve o pilar socioemocional nas escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo. Parte do grupo Eleva Educação, holding que possui a maior rede de escolas de educação básica no Brasil, o LIV engloba todos os anos da educação formal, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Está presente em 500 instituições de ensino em todo o Brasil, alcançando mais de 200 mil alunos. O programa tem como base um conjunto de referências teóricas que reúne grandes especialistas da pedagogia, psicologia e neurociências, bem como outras áreas do meio acadêmico, e permite às escolas que promovam essas habilidades entre seus alunos de maneira intencional, em atividades com estruturas, feitas de acordo com a faixa etária de cada turma. Saiba mais em: www.inteligenciadevida.com.br