As equipes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro foram as grandes vencedoras do Campeonato Brasileiro de Futsal 2022 (Foto: Divulgação | CBDS)
No fim de semana, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) promoveu o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Futsal 2022, em Vitória (ES), que teve as federações de Minas Gerais (feminino) e Rio de Janeiro (masculino), como as grandes campeãs.
No feminino, a vice-campeã foi a federação do Rio de Janeiro e o terceiro lugar ficou com a federação do Espírito Santo. Já no masculino, a federação Mineira foi a vice-campeã, enquanto o terceiro lugar ficou com a federação de Goiás.
A Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG) foi a 1ª colocada no feminino (Foto: Divulgação | CBDS)
A Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ) ficou em 2º lugar e a Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo (FDSES/ES) foi a 3ª colocada (Foto: Divulgação | CBDS)
Ao todo, 15 equipes de todo o Brasil participaram do evento, sendo 6 na categoria feminino e 9 na categoria masculino, representando as federações de Brasília (FBDS/DF); do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ); do Espírito Santo (FDSES/ES); do Rio Grande do Sul (FDSRS/RS); de Minas Gerais (FMDS/MG); de Goiás (FGDS/GO); do Paraná (FDSP/PR); de São Paulo (FDSESP/SP); do Ceará (FDSC/CE); e de Santa Catarina (FDSESC/SC).
"Estamos felizes por mais um evento realizado com sucesso e agradecemos aos surdoatletas e comissão técnica de todas as equipes que participaram, aos voluntários, aos representantes da FDSES, da UFES, da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado do Espírito Santo", destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen.
As partidas foram realizadas no sábado, dia 29 de outubro, das 8h às 19h, nos ginásios Tancredão e SESPORT (Paulo Pimenta. No domingo, dia 30 de outubro, o ginásio Tancredão recebeu as finais e a cerimônia de premiação. O evento contou ainda com a presença dos técnicos das seleções, feminina e masculina, com o objetivo de iniciar a seleção de surdoatletas que irão participar do 5º Campeonato Mundial de Futsal de Surdos, que será realizado em novembro de 2023, na cidade de São José dos Campos (SP).
A Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ) foi a 1ª colocada no masculino (Foto: Divulgação | CBDS)
A Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG) ficou em 2º lugar e a Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO) foi a 3ª colocada (Foto: Divulgação | CBDS)
Realizado pela CBDS o campeonato foi organizado pela Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo (FDSES/ES), e contou com patrocínio das Loterias Caixa, além do apoio da Prefeitura de Vitória, do Governo do Estado do Espírito Santo e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Resultados e destaques
No feminino, duas surdoatletas da FMDS/MG foram os destaques do campeonato. Além de artilheira, a camisa 10, Murielly Andreza da Silva Fernandes foi eleita a melhor jogadora do campeonato. Já a surdoatleta Erika Vasconcelos Pimenta, camisa 21, foi eleita a melhor goleira.
No masculino, os destaques ficaram com três surdoatletas da FDSERJ/RJ. São eles Leonardo da Cruz, camisa 11, artilheiro do campeonato. Já o camisa 7, Daniel Lucas Almeida de Souza, foi eleito o melhor jogador, enquanto o destaque de melhor goleiro ficou com o camisa 12, Denis Maia da Silva.
Resultados do feminino:
1º lugar: Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG)
2º lugar: Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio De Janeiro (FDSERJ/RJ)
3º lugar: Federação Desportiva dos Surdos do Espírito Santo (FDSES/ES)
Resultados do masculino:
1º lugar: Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ/RJ)
2º lugar: Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS/MG)
3º lugar: Federação Goiana de Desportos dos Surdos (FGDS/GO)
Homenagem às surdoatletas
Em setembro, a seleção masculina brasileira foi a grande campeã do 2º Campeonato Pan-americano de Futsal de Surdos 2022, evento internacional realizado pelo Pan American Sports for the Deaf (PANAMDES) e organizado pela CBDS e pela Federação de Desportos dos Surdos do Ceará (FDSC).
No entanto, a seleção feminina não participou do evento por falta de adversárias, já que outros países não têm seleção. Por isso, Diana Kyosen aproveitou o campeonato em Vitória para entregar as camisas feitas para o Pan-americano às surdoatletas, como uma lembrança e um incentivo, para que elas sigam firmes em seus treinos.
Com a vitória no evento, que reuniu quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Trinidad e Tobago, a seleção brasileira garantiu vaga para o Mundial de Futsal, que será realizado em 2023.
A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA.
Para saber mais acesse o site da CBDS.