Na década de 90, o que dominava a indústria musical era o sertanejo romântico, já no começo dos anos 00’s, o funk tornou-se o gênero mais popular das rádios, dividindo o topo com o rock emo. Mas, a partir de 2015, o rap e o trap vieram para mudar o rumo da música nacional mais uma vez.
Afinal, quais são os gêneros musicais mais ouvidos no Brasil? A New Music Brasil vai te ajudar a desbravar essa questão. Entretanto, é necessário frisar, que, o samba e o pagode são as maiores potências nacionais há mais de 40 anos, portanto, por hoje, ele ficará fora do nosso post, visto que, com ele não tem competição!
Sabemos que hoje em dia o sertanejo (ou o eletrofunknejo), o funk (ou o megafunk) e o trap são os três gêneros que mais vemos nos top 10 das rádios e das plataformas de streaming, inclusive, tomando de conta de apps virais, como o TikTok e o Reels do Instagram.
O que nos leva a primeira pergunta:
Há dois anos, em 2020, a equipe do G1 levantou uma pesquisa sobre os gêneros mais ouvidos nas principais plataformas de streaming, Spotify, Deezer e YouTube. Com a base de dados analisadas, concluíram que o sertanejo e o funk encabeçam a primeira e a segunda posição da lista, com 4.3 bilhões de reproduções e o funk 2.4 bilhões de reproduções.
Contudo o rap nacional apareceu apenas em sexto lugar, abaixo do pop internacional e do forró pisadinha. Mas, sabemos que o rap começou a tomar o seu lugar depois da popularização do projeto Poesia Acústica, que une os rappers do momento em rimas acústicas com uma lírica romântica e um clima de luau.
O sertanejo, sem dúvidas, emplaca o topo da lista em 2022, com nomes como, a eterna rainha da sofrência Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Ana Castela com Dj Chris no Beat, Luan Santana e Brenno & Matheus.
Entretanto, o gênero está dominando as plataformas de áudio. Entrando no mundo dos apps de vídeos virais, como o TikTok e o Reels, quem domina as paradas é o funk e o trap. ‘‘Malvadão’’ do Xamã e ‘‘Envolver’’ da Anitta são duas das músicas que não saem do primeiro lugar nas paradas.
Falando do TikTok:
É um fato que a geração TikTok não tem mais paciência para músicas compridas, que não vão direto ao ponto. Eles preferem faixas curtas, chicletes e com um refrão que inspire dancinhas ou vídeos contando uma história para viralizar no app.
E nesta concepção quem mais se encaixa são os gêneros funk e trap. Especialmente o trap, onde nomes como, Anitta, Xamã, Marina Senna, Rihanna, L7NNON, dentre outros.
Já no funk, quem está fazendo sucesso é a cantora Luísa Sonza com ‘‘Cachorrinhas’’, Os Quebradeiras, EL MACHADEZ, DJ Zullo com ‘‘Na Rebolada’’, ‘‘Deixa Baixo, Deixa Baixo’’ da Vanessa Apetitosa, ‘‘Soca Fofo’’ sucesso atual do TikTok da cantora A Dama, e ‘‘Aqui Na Parma Tu Vem Pra Fuder’’ do DJ Cirilo de Caxias.
Já fez alguma dessas dancinhas?
Até o momento temos uma lista vasta de músicas que viralizaram tanto em apps, quanto nas rádios e nas plataformas de streaming. E é claro, como viemos explicando ao longo do post, sertanejo, funk e trap lideram a lista.
Confira as mais tocadas de 2022 até o momento:
1. Dançarina - Pedro Sampaio, Mc Pedrinho;
2. Socadona - Ludmilla, Mariah Angeliq, Topo La Maskara, Mr. Vegas;
3. Desenrola Bate Joga de Ladin - L7NNON, Os Hawaianos, DJ Bel da CDD, DJ Biel do Furduncinho;
4. Que Rabão - Anitta, Papatinho, MC Kevin o Chris, Mr. Catra, YG;
5. Envolver - Anitta;
6. EU VOU COM CARINHO ELA QUER COM FORÇA - MC Don Juan, MC G15, Mc Davi
7. Soca Fofo - A Dama;
8. Boys Don’t Cry - Anitta;
9. Termina Comigo Antes - Gusttavo Lima;
10. Mal Feito - Hugo & Guilherme, Marília Mendonça;
11. Sítio Sonho Meu (Remix) - Brenno & Matheus, GUDI;
12. Pipoco - Ana Castela, Melody, Dj Chris no Beat;
13. Casei Com a Putaria - Mc Paiva ZS, MC Ryan SP, Love Funk;
14. Coração Cigano - Luan Santana, Luísa Sonza
Só para matar a curiosidade que deve ter ficado, você sabe qual é o gênero mais popular do Brasil?
No meio da guerra entre sertanejo, funk e trap, nos encontramos com o gênero capaz de restaurar a paz entre todos os brasileiros. Afinal, quem não gosta de um bom samba ou pagode? Chega mais Raça Negra!
O samba é o gênero que mais representa a cultura brasileira. Ele surgiu dentro de um contexto de resistência cultural e racial, se fortalecendo a cada década dentro do país e tornando-se o estilo musical mais ouvido do Brasil.
Embora ele não esteja tão presente em trends virais e nas primeiras paradas das plataformas de streaming, o samba sempre se manterá em primeiro lugar com músicas que são verdadeiros hinos atemporais.