10/10/2022 às 12h29min - Atualizada em 11/10/2022 às 00h01min
‘Febre’ do Beach Tennis vira ferramenta educacional no Colégio Agostiniano São José, em São Paulo
Aulas visam benefícios para as crianças como melhora nos reflexos, olhar estratégico e melhora no condicionamento físico
SALA DA NOTÍCIA Matheus Rheda
O Beach Tennis tem se popularizado cada vez mais no Brasil, onde estima-se que a modalidade já atinja cerca de 600 mil praticantes. A variação do clássico tênis, que surgiu na Itália durante a década de 1970, ganha cada vez mais adeptos em clubes, parques, espaços públicos, quadras especializadas e agora também chega à escola como uma importante ferramenta educacional no Colégio Agostiniano São José, na Zona Leste de São Paulo. A prática de atividades esportivas na infância colabora para o desenvolvimento saudável não somente do corpo e da mente, incluindo a melhora na coordenação motora, mas é fundamental também para a integração social e espírito de trabalho em equipe. Aprender um esporte ajuda ainda no desenvolvimento da criança em pontos como noção espacial, consciência corporal, pensamento estratégico, disciplina, raciocínio lógico e questões de saúde. Pensando nisso, o Agostiniano São José inaugurou três quadras de areia para aulas de Beach Tennis, em sua unidade de educação infantil, com a participação de cerca de 530 alunos.
“O objetivo do trabalho com Beach Tennis na escola é proporcionar às crianças o aprendizado de uma nova modalidade esportiva que possa despertar o seu interesse por uma atividade que colabora com sua saúde e bem-estar. As aulas visam benefícios como pensar rápido em seus movimentos, olhar estratégico e melhora no condicionamento físico, além de ser uma importante ferramenta contra o estresse, estimulando na areia as terminações nervosas e fortalecendo os músculos, gerando bem-estar para o corpo”, ressalta a coordenadora pedagógica, Juliana Prieto Magalhães.