27/09/2022 às 14h39min - Atualizada em 28/09/2022 às 02h00min
Outubro Rosa: Yurgan Barret oferece gratuitamente tatuagem realista para reconstrução areolar em mulheres mastectomizadas
SALA DA NOTÍCIA vanessa haddad
Parceria com Multinacional Farmacêutica expandirá o projeto o Y Rosa para mais seis capitais brasileiras
Desde 2018, em outubro, O Yurgan Tattoo Studio muda de cor para o Y Rosa, projeto social que já atendeu gratuitamente mais de 100 mulheres que venceram o Câncer de Mama para reconstrução da aréola por meio de tatuagem realista.
E neste ano, o projeto que já foi premiado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ganha um parceiro especial que irá patrocinar sua expansão para mais 6 cidades brasileiras com a intenção de apoiar ainda mais mulheres nesta situação.
"Esse trabalho que é feito aqui no Yurgan é um trabalho muito bonito, porque às vezes nós conseguimos a reconstrução da mama, que nem sempre fica muito bom. Então, a gente poder trazer essa arte e poder representar e trazer uma simetria dela, ter a sua aréola, o seu complexo de aréolo-papilar da mesma dimensão, como o mesmo tamanho, com a mesma coloração do que ela tem na outra mama. Isso é fundamental", pontuou o professor Dr, Ricardo Bruno, Diretor Médico da Exeltis Brasil.
Este ano, no Rio de Janeiro, o Y Rosa acontecerá de 13 a 15 de outubro no Yurgan Tatoo Studio que fica no Recreio dos Bandeirantes e as próximas cidades a receberem o projeto são: Florianópolis (Novembro), Campinas (Janeiro), São Paulo capital (Fevereiro), Brasília (Março), Salvador (Abril) e Goiânia (Maio).
A expansão do projeto só foi possível através da parceria com o laboratório farmacêutico Exeltis, especialista em saúde feminina. "Quando a gente, da Exeltis Brasil, teve a oportunidade de conhecer o projeto Y Rosa, que é fantástico, não teve a menor dúvida de que a gente tinha que estar apoiando esse projeto", disse Isaac Jarlicht, gerente Geral da Exeltis Brasil.
Yurgan conta que a técnica utilizada para reconstrução da aréola é a de tatuagem realista que busca respeitar a coloração e formato da aréola da paciente e cria um desenho que proporciona a percepção de projeção do bico do seio. O procedimento é indolor e dura entre 30 e 50 minutos. Para mais conforto das participantes, nos dias do Y Rosa, toda agenda do estúdio é destinada exclusivamente a elas que também podem usufruir de outras atividades como rodas de conversa, nail design e micropigmentação de sobrancelhas para disfarçar os pelinhos que ainda não voltaram pós quimioterapia.
Patrícia diz que depois que se submeteu ao procedimento teve a autoestima de volta. "Eu não digo que é uma tatuagem, digo que é uma arte que me devolveu a autoestima em relação ao meu seio, porque eu não tinha, eu não gostava de me olhar no espelho. E você olhar ali que tem aréola é muito real, é um trabalho muito bonito", contou.
Rosângela, outra participante da iniciativa, frisou que reconstrução mamária pós-mastectomia é uma etapa fundamental, mas o toque final é a reconstrução da aréola. "É o realismo que ele cria em você. Porque a reconstrução da mama não é completa. O toque final, o pingo no i é a tatuagem. É você fazer aquilo aquilo se tornar realidade de novo", declarou.
Cristiane, que também participou do Y Rosa, falou que é muito bom poder contar com um projeto como esse: Que ajuda diversas mulheres. Isso é muito importante para todas nós".
Yurgan afirmou que se sente muito satisfeito com a felicidade das mulheres diante do resultado final. "Acho que o mais incrível é como que cada uma das mulheres que eu atendo fica depois de todo procedimento".
Mais informações e inscrições pelo site: www.yrosa.com.br ou pelo instagram @yurgantattoo