21/09/2022 às 07h20min - Atualizada em 21/09/2022 às 22h39min

Atriz festeja no palco dez anos da comédia "Calango Deu! – Os causos da Dona Zaninha"

Suzana Nascimento conta em cena as histórias engraçadas que coleciona desde a infância, em Minas Gerais

SALA DA NOTÍCIA Renato Guima
suzananascimento.com
Divulgação Julio Ricardo
São dez anos de sucesso e muita graça. A peça "Calango Deu! – Os causos da Dona Zaninha" comemora em cena uma década de humor e mineirices, no Teatro Firjan SESI Centro, no Rio, em curta temporada. Quem não viu ou quem quer rever a atuação da premiada atriz Suzana Nascimento, pode curtir a comédia nesta quinta (22) e na sexta, às 19h, e sábado e domingo, às 18h. A direção é de Isaac Bernat.
“A comemoração de dez anos não podia passar em branco, né? Será uma temporada relâmpago, mas com brinde, porque dez anos de estrada nesse Brasil é coisa para festejar. A peça já foi apresentada em mais de 50 cidades. É muita raça de lugar. E ela é viva, não datada, porque é o registro vivo da memória, da minha família, do povo e da cultura brasileira”, frisa Suzana Nascimento, que dá voz à Dona Zaninha, no palco e no texto.
A autora, atriz e contadora de história explica que, ao longo desses dez anos, acrescentou e tirou causos, com a contribuição da plateia. Se no início o espetáculo tinha uma hora e 15, já chegou a ter quase duas horas e, hoje, tem cem minutos, é por causa das histórias trocadas com o público.
Mineira de Juiz de Fora, Suzana lembra que “Calango Deu!” volta a ser encenada onde tudo começou. Foi no Rio que ela escreveu a peça, a partir da saudade de casa, da cantoria do pai, das brincadeiras do avô, dos causos universais do interior de Minas, revividos em família por mãe e avó.
“É uma colcha de retalhos, que mistura real com fantasia. Desde a primeira história que minha mãe contava, falando que, aos três anos, subi na vaca para pegar uma andorinha. Na minha fantasiação, a menina, a vaca e a andorinha acabam voando. Todos  também têm uma memória afetiva e, quando dona Zaninha chama alguém para tomar café no palco, lá vem história, muita história”, brinca Suzana.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.