20/09/2022 às 15h37min - Atualizada em 20/09/2022 às 18h00min

Edusp lança, nesta quarta, obra que discute próximos cem anos da Independência do Brasil

Sob coordenação de Rubens Ricupero, "Balanço e Desafios no Bicentenário da Independência" apresenta história como processo vivo que precisa ser trabalhado para evoluir

SALA DA NOTÍCIA Murilo do Carmo Janelli
A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), o Centro Ibero-americano (Ciba) da USP e o programa Santander Universidades lançam nesta quarta-feira (21) o livro “Balanço e Desafios no Bicentenário da Independência”, com coordenação de Rubens Ricupero e organização de João Alberto Amorim e Marina Mendonça. A obra traz artigos de diversos pesquisadores para tratar a data não apenas como recordação histórica, mas como um processo vivo e que precisa ser pensado para evoluir no futuro. O evento começará às 11h30, na Livraria João Alexandre Barbosa (avenida Professor Luciano Gualberto, 78, Espaço Brasiliana da USP, em São Paulo).
A publicação está disponível no portal de livros abertos da Edusp para download. É o nono volume da coleção Cátedra José Bonifácio, criada para recolher, produzir e disseminar conhecimento, em diferentes áreas, sobre a Ibero-América. Como Bonifácio é considerado Patriarca da Independência, a escolha do tema não poderia ser diferente e reúne artigos de Ricupero, empossado catedrático em 2021, de autores por ele convidados e de 82 integrantes do grupo de pesquisa de diversos programas de pós-graduação da USP.
Os pesquisadores buscaram ir além do compilado de eventos históricos, para associar desafios e metas ao resgate do bicentenário e à construção do terceiro século do Brasil independente, em meio a um presente marcado por incertezas e inquietações. Assim, Ricupero deu ênfase a aspectos como economia verde e sustentabilidade, reforma e modernização das instituições públicas, relações internacionais, formas de enfrentar as diversas formas de desigualdade na nação e desenvolvimento econômico. 
Ricupero é presidente da Comissão Editorial da Edusp e o primeiro catedrático a ter formação universitária na USP. Diplomata, serviu o país por mais de quatro décadas como embaixador em Washington (Estados Unidos) e em Roma (Itália), representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), chefe da delegação brasileira da Rodada Uruguai do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt, do inglês, General Agreement on Tariffs and Trade) e secretário-geral da Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, entre outras funções. Também foi subchefe da Casa Civil e ministro da Fazenda, além de atuar na implantação do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal.
Outro lançamento
Em paralelo, haverá o lançamento do livro “Desenvolvimento e Cooperação na América Latina”, coordenado pelo economista boliviano Luis Enrique García Rodríguez, o sétimo empossado na Cátedra José Bonifácio. Com organização de Wagner Pereira e Beatriz Muriel, a publicação visa debater estratégias de desenvolvimento que abordem inclusão social, equidade e desenvolvimento ambiental na região ibero-americana. 

“Desenvolvimento e Cooperação na América Latina” foi publicado em 2020 e também está disponível no portal de livros abertos da Edusp para download.
SERVIÇO
Lançamento dos livros “Balanço e Desafios no Bicentenário da Independência” e “Desenvolvimento e Cooperação na América Latina”
Quando: nesta quarta-feira (21/9)
Horário: A partir das 11h30
Local: Livraria João Alexandre Barbosa (avenida Professor Luciano Gualberto, 78, Espaço Brasiliana da USP, em São Paulo
Informações: (11) 3091-4156

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.