21/11/2024 às 10h48min - Atualizada em 24/11/2024 às 00h00min

Projeto "Di Ver Cidade – Olhares Plurais” celebra encerramento com entrega de certificados na IV COIREM durante a Semana do G-20 Social

Comunicação
Divulgação
Após uma trajetória marcante que integrou olhares, histórias e territórios, o projeto "Di Ver Cidade – Olhares Plurais" chega ao seu encerramento com a entrega dos certificados aos participantes na IV COIREM - Congresso Internacional de Resistência Maraka'nã, realizado durante a Semana do G-20 Social. O projeto, que percorreu diferentes perspectivas culturais e sociais, teve início na Rocinha e passou pela Região Costa do Sol com ações em Cabo Frio e Armação dos Búzios, reafirma seu compromisso com a preservação, ancestralidade e a disseminação de práticas sustentáveis alinhadas aos conceitos ESG.

Iniciando com uma imersão no olhar dos Povos Originários, "Di Ver Cidade – Olhares Plurais" destacou a força da ancestralidade e a conexão com a terra. A iniciativa avançou para as favelas, com o Rio de Janeiro como pano de fundo, refletindo a complexidade e a riqueza cultural desses territórios. Na sequência, explorou a tradição da antiga Região dos Lagos, hoje Região Costa do Sol, resgatando o valor histórico do "ouro branco", o sal, e promovendo uma exposição fotográfica com grandes nomes da região, além de incentivar a prática da fotografia e o exercício do olhar para dentro das comunidades.

Com foco nos jovens, o projeto realizou oficinas e exposições que reuniram mais de 400 crianças, promovendo debates, palestras e atividades práticas que ampliaram o entendimento sobre suas realidades e possibilidades. O encerramento retoma as raízes do projeto, voltando ao olhar ancestral e destacando a importância da preservação e da sustentabilidade como pilares para o futuro.

Segundo José Carlos Vieira Junior, CEO da Drum Brasil, idealizadora do projeto, o impacto foi extremamente positivo.

“Nossas ações reuniram cerca de 600 pessoas entre público e oficinas, e a gente sempre costuma afirmar que, se deste número, descobrimos ali, pelo menos 3 novos talentos para a fotografia, já valeu a pena. Queremos engajar comunidades, jovens e lideranças, mostrar que é possível buscar novas oportunidades e concretizá-las. A entrega dos certificados na COIREM simboliza a culminância de um trabalho que se perpetuará em novos editais, levando adiante a essência do "Di Ver Cidade que sempre buscará novos olhares, olhares plurais. Este é apenas o começo de um projeto que transcende territórios e gera conexões. Nosso compromisso é dar continuidade a essa iniciativa, ampliando seu alcance e fortalecendo a cultura, a sustentabilidade e os olhares que constroem nossas cidades”, destaca o empreendedor social.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mirella Araújo Nogueira Rebeque Pereira
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.