O Shimano Fest 2022 terminou como começou: em grande estilo. Neste domingo (21), seis mil pessoas abriram o último dia do maior festival da bike da América Latina pedalando do Parque do Ibirapuera até o Memorial da América Latina, em São Paulo. Eles se juntaram a mais 14 mil visitantes que, somados os quatro dias de atividades, superaram a marca de 48.8 mil pessoas. Esse número representa um crescimento de 20% em relação a 2019, última vez no formato presencial, antes da pandemia. Antes mesmo da consolidação do sucesso do evento, que teve patrocínio máster da OGGI Bikes, o presidente da Shimano Latin America, Fabio Takayanagi – que veio especialmente do Japão –, confirmou a realização da 13° edição, em 2023, prevista para agosto.
Após dois dias de muito frio na capital paulista – com temperaturas médias na casa dos 9 graus – o clima melhorou e o sol deu as caras para receber os participantes do 3º Passeio Ciclístico Shimano Fest – Santuu. Familiares e amigos de todas as idades formaram o pelotão que pedalou por 10km, a partir das 8h, a partir do Ibirapuera, até o Memorial da América Latina. A chegada ocorreu pouco antes das 10h, quando os portões do Shimano Fest 2022 foram abertos. O estacionamento destinado exclusivamente para as "magrelas" ficou lotado. Depois do pedal, participaram o sorteio de prêmio e brindes, com destaque para oito bicicletas.
Embalados pelo som dos shows musicais no palco principal do evento e exibições de saltos do BMX free style, os visitantes passearam pelos estandes da Expo, que reuniu 230 marcas nacionais e internacionais. Todos puderam conferir os modelos de bicicletas, componentes e acessórios, aproveitar preços promocionais e se divertir com ativações. O estande da OGGi, por exemplo, contou com foto 360 graus, túnel de vento para pedalar em uma bike speed e a presença de um robô gigante, tipo Transformers. De quebra, ainda podia "esbarrar" em celebridades como o apresentar Rodrigo Hilbert e o chef de cozinha Henrique Fogaça.
Competição - Ciclistas e amantes do universo bike que lotaram a sede do Shimano Fest 2022 neste domingo tiveram a oportunidade de acompanhar a disputa do MTB Short Track by POWERADE. Guilherme Muller, atual campeão brasileiro de XCM e vice na XCO, foi o mais veloz e, com o tempo de 24min09, conquistou o título da categoria Elite. Mário Couto Santos ficou com o vice-campeonato, com 24min33, seguido por Pedro Bertallo (24min51).
No feminino, Stefanye Lindolfo, dona de um título da Elite no Paulista XCC e XCO em 2022, conquistou o título do MTB Short Track by POWERADE. Ela cravou o tempo de 22min13, à frente de Sabrina Oliveira da Silva, que completou o circuito em 22min47, para chegar em segundo; e Patrícia Loureiro, que terminou na terceira colocação, com 23min12. A categoria Elite distribuiu R$ 13.000,00 entre as disputas masculina e feminina.
Desafio Mecânico – O tradicional Desafio Mecânico do Shimano Fest teve um campeão inédito. Estreante na disputa, Stefano Andrade Bezerra, de Itabirito, Minas Gerais, levou o título da edição 2022. A segunda colocação ficou com Gladston Vinícius, seguido por Ianatã Veiga da Silva.
Lazer em família - Ao longo do dia (o evento seguiu até as 17h), os visitantes aproveitaram as diversas ativações no Memorial da América Latina. No Test-Ride by Porto, além de experimentar bikes das principais marcas nacionais e importadas, era possível pedalar para, com a força das perdas, movimentar liquidificadores e "bater" o próprio suco. A Arena Kids by Sram seguiu recebendo crianças de diferentes idades para brincadeiras e atividades, inclusive aquelas que ainda estão aprendendo a se equilibrar sobre duas rodas. Na Arena Radical, bikers se exibiram em manobras de diferentes níveis de dificuldade.
Solidariedade – O Shimano Fest 2022 foi marcado por ações solidárias. Mesmo com a entrada grátis, muita gente atendeu ao pedido da Shimano e levou 1kg de alimento. No total, foram arrecadadas quatro toneladas, destinadas a entidades assistências, como o orfanato Lar Nossa Senhora Aparecida, que já recebeu os mantimentos. No Espaço Black, que recebeu empreendedores da bicicleta que representam minorias, o Pedalar, empreendimento de Queimados, região periférica do Rio de Janeiro, conseguiu doações de peças para montar uma bike a partir de um de seus quadros feitos de bambu.
Em conjunto às ações programadas - que incluiu pedal para pessoas com deficiência, inclusive no aspecto autista - a equipe da Shimano se movimentou também para auxiliar José Luís Batista. O ciclista fez do Shimano Fest parte de sua jornada rumo a todos os países da América do Sul. Ele chegou dia 12, quando o evento ainda estava na fase de montagem, no Memorial da América Latina, acompanhado de seu cachorro, chamado Caramelo. Pediu para montar sua barraca para ter onde dormir com segurança e foi acolhido além dos seus melhores sonhos. Ganhou hotel e apoio da OGGI, patrocinadora máster do evento, que doou uma bike. Nesta segunda-feira (22), ele segue viagem, mas sozinho. Caramelo acabou adotado pela cicloativista Renata Falzoni. "Só tenho a agradecer todo apoio do pessoal da Shimano. Jamais sonharia com tudo isso", comentou ele, que afirma ainda precisar de ajuda para renovar o equipamento, de tênis a barraca de camping. Mais informação podem ser obtidas pela Instagram @pedalamericadosul_oficial.
O Shimano Fest foi uma realização da Shimano, com oferecimento da OGGI. Teve patrocínio da XPTO Eventos, Porto e Powerade e produção da Gorgeous Events.