17/08/2022 às 15h17min - Atualizada em 24/08/2022 às 00h01min
Eleições 2022: Terra foca no jovem eleitor e transmissão ao vivo dos debates
Integrante do pool formado por CNN, Estadão, Veja e Nova Brasil FM, Terra terá pesquisas de intenção de voto, checagem de fatos, séries e conteúdos especiais no TikTok e Twitter
A partir desta quarta-feira (17 de agosto), o Terra inicia oficialmente sua cobertura das eleições 2022. A estratégia multiplataforma inclui a produção de conteúdo próprio, de colunistas, parceiros e agências, além da transmissão ao vivo dos debates dos candidatos ao governo dos estados e da Presidência da República. O movimento é viabilizado por meio da participação no pool de veículos que inclui, além do Terra, o SBT, CNN, Estadão, Veja e rádio Nova Brasil FM. Com objetivo de fomentar a reflexão, equilíbrio e escuta de todos os lados, o Terra terá como foco principal a prestação de serviços. Destaque para os eleitores que votarão pela primeira vez. Serão 2,1 milhões de jovens de 16 e 17 anos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A jornalista Tatiana Farah, experiente repórter de política com passagens por O Globo e Buzzfeed Brasil, estará presente no Twitter e TikTok do Terra, levando a cobertura das eleições de uma forma leve e didática para a geração Z. Para apoiar o jovem eleitor, o Terra apresenta também produtos exclusivos, como o “Observatório da Campanha”, “Fake e Verdade” e “Glossário Eleitoral”. A jornalista também assina uma coluna sobre a importância da democracia e os principais movimentos do jogo político na corrida presidencial. Ela também assinará a curadoria da newsletter semanal ‘Peneira Política’, trazendo o que é mais relevante para o leitor em meio à desinformação e fake news. Debates e entrevistas Para honrar a tradição do Terra na oferta de produtos audiovisuais, a plataforma dará destaque para a retransmissão em vídeo da série de encontros “Estadão-Faap” com os principais candidatos ao governo do Estado de São Paulo. “Estamos trabalhando para realizar uma cobertura isenta, equilibrada, ouvindo todos os lados. Também daremos protagonismo a temas ligados à diversidade e inclusão, pautas que têm orientado nosso editorial desde o nosso reposicionamento”, afirma Claudia Caliente, diretora do Terra. Em setembro será a vez de intensificar a cobertura eleitoral com a realização e a transmissão ao vivo dos debates entre os candidatos aos governos de São Paulo e do Rio, em 17/9, e também com os principais candidatos à presidência da República, através de um pool de veículos de imprensa. O evento acontece em 24/9, a partir das 19h, nos estúdios do SBT, uma semana antes do primeiro turno. A transmissão acontecerá, de forma simultânea, na home do portal e nos canais sociais do Terra no YouTube, Facebook, Twitter e TikTok. “Além do embate entre os candidatos à presidência, o Terra vai trazer análises, trechos importantes em vídeo, entrevistas de bastidores, além de acompanhar de perto a repercussão nas plataformas digitais. O pool também vai marcar presença nos debates para os governos estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirma Manoela Pereira, head de conteúdo do Terra. Por fim, na semana decisiva que termina em 2 de outubro, o Terra acompanhará a apuração dos votos em tempo real, além de analisar os principais resultados, com um olhar especial para as plataformas de campanha que se dedicam a temas como inclusão, diversidade e impacto social. “Trazer uma cobertura diferenciada das eleições traz um impacto muito positivo ao negócio, pois estamos promovendo reflexões para o nosso público de um tema tão importante como a democracia, e decisões que impactarão o futuro do nosso país. O jornalismo de qualidade e relevância é um dos nossos principais pilares. É um excelente momento para entregar para nossa audiência o acesso democrático a informação correta, bem apurada. A parceria com marcas importantes reflete na diversidade e flexibilidade de modelo de negócio do Terra”, finaliza Claudia Caliente. Pilares do novo Terra Dando continuidade ao processo de reposicionamento do veículo, o Terra preparou uma cobertura especial com foco na diversidade e inclusão. Na vertical NÓS, a plataforma está preparando a série "NÓS Votamos", conteúdos especiais, em diferentes formatos, para promover reflexões sobre inclusão e equidade. A ideia é levantar debates sobre a participação política de mulheres, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com mais de 50 anos. Com isso, a vertical de conteúdo NÓS quer contribuir para que o eleitor faça escolhas mais representativas, para si mesmo e para o Brasil. Terra Byte, a vertical de tecnologia, ciência e inovação do portal, trará reportagens evidenciando a importância de plataformas tecnológicas na corrida eleitoral e no combate à desinformação. Byte quer empoderar o usuário com informações que o façam se sentir mais seguro para votar. Para isso, publicará conteúdos que mostram, por exemplo, como funciona a urna eletrônica e qual é o peso da ciência e da tecnologia na disputa por votos. Já em Visão do Corre, que amplifica as vozes e iniciativas da população que vive nas favelas e periferias do Brasil, terá edições especiais do Simplão no Corre sobre as Eleições 2022. Produzida e apresentada pela jornalista Roberta Camargo, a coluna semanal falará sobre a importância da participação dos moradores de comunidades nas decisões políticas do Brasil. Pesquisas eleitorais e checagem O site parceiro Aos Fatos focará na apuração das declarações dos presidenciáveis, sempre com uma lupa sobre a veracidade das informações propagadas pelos candidatos, esteja ela presente no horário eleitoral gratuito, em discursos, sabatinas, debates ou nas redes sociais. Também com checagens da renomada agência Reuters e do Projeto Comprova, o portal fará o “Observatório das Campanhas no Horário Eleitoral”, conteúdo produzidos exclusivamente para stories. Nossa “lupa” na campanha estará direcionada para as redes, acompanhando não só as publicações dos candidatos, mas também aquilo que acaba mobilizando o eleitor! O site Poder360, liderado pelo jornalista Fernando Rodrigues, trará pesquisas quinzenais com as intenções de votos para a disputa presidencial. Em cada pesquisa são feitas cerca de 3.500 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. Os parceiros regionais do Terra, como o Mais Goiás, trarão ainda mais visibilidade para as questões mais relevantes de determinadas regiões. As agências Estadão Conteúdo, Reuters e BBC News Brasil também terão espaço na ampla cobertura do Terra nas Eleições 2022, estando presente na home e em todas as redes sociais.