Já se foi a época em que os jogadores acima dos 30 anos eram vistos como velhos no futebol e, muitos deles, penduravam as suas chuteiras e curtiam a aposentadoria. Ao longo do século, a preparação física dentro do esporte evoluiu a ponto de proporcionar que os atletas prolonguem suas carreiras por muitos anos.
Para citar alguns exemplos: o ex-atacante Fred, ídolo do Fluminense, se despediu dos gramados no último dia 9 de julho, aos 38 anos, após longa carreira. Alguns conseguiram ir além, como o ídolo do Internacional, Andrés D’Alessandro, se aposentando em abril deste ano aos 41 anos, e Rogério Ceni, lendário goleiro e atual treinador do São Paulo, que pendurou as chuteiras aos 42.
O sites-de-apostas.net montou uma seleção com onze jogadores importantes que ainda continuam em atividade no Brasil e no Mundo.
Confira abaixo:
Goleiro: Buffon (Parma - 44 anos)
Considerado por muitos um dos maiores goleiros da história, Gianluigi Buffon jogou por quase 20 temporadas na Juventus, onde conquistou 11 títulos italianos. O arqueiro também foi campeão do mundo com a seleção da Itália, em 2006. Em 2021, retornou ao Parma para ser o líder do clube onde jogou nos seus seis primeiros anos da carreira e que, atualmente, disputa a segunda divisão do Calcio.
Zagueiro: Thiago Silva (Chelsea - 37 anos)
O defensor brasileiro continua sendo importante por onde passa. Após 8 temporadas no PSG, Thiago Silva deixou o clube aos 35 anos, em 2020, por ser considerado velho. Após assinar com o Chelsea, mostrou muita consistência e logo se tornou protagonista na defesa do time, que conquistaria a Champions League em sua primeira temporada na Inglaterra. Aos 37, Thiago segue jogando muito bem e deve ser titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar.
Zagueiro: Miranda (São Paulo - 38 anos)
Um dos grandes zagueiros brasileiros das últimas décadas, Miranda passou muitos anos disputando os principais campeonatos da Europa. Após 8 temporadas entre Atlético de Madrid e Internazionale de Milão, foi transferido para o futebol chinês. Em 2021, voltou ao Brasil para defender o São Paulo, clube onde fez história quando conquistou o tricampeonato brasileiro de 2006, 2007 e 2008. Atualmente, tem sido escalado como titular do time dirigido pelo técnico Rogério Ceni.
Zagueiro: Chiellini (Los Angeles FC - 37 anos)
Depois de atuar 17 temporadas na Juventus e ser campeão 9 por vezes consecutivas do campeonato italiano, Chiellini acertou sua ida para o Los Angeles FC, da Major League Soccer. Capitão da Itália no título da Euro 2020, o zagueiro chega aos Estados Unidos aos 37 anos para completar a fase final de sua carreira.
Ala-direito: Daniel Alves (sem clube - 39 anos)
Após o fim da temporada europeia, Daniel Alves não teve seu contrato renovado pelo Barcelona e está sem clube. O lateral voltou ao time Catalão e disputou 14 partidas depois da saída conturbada do São Paulo. O brasileiro, que detém o recorde de jogador com mais títulos oficiais na história do futebol mundial (43), corre contra o tempo para encontrar uma nova casa na tentativa de disputar a Copa do Mundo deste ano. Em entrevista dada à imprensa inglesa, Daniel revelou que, se voltar ao Brasil, será para jogar no Athletico-PR. O jogador também tem propostas da MLS e do México, mas ainda não decidiu seu destino.
Volante: Fernandinho (Athletico-PR - 37 anos)
E por falar em Athletico-PR, Fernandinho está de volta ao clube após 17 anos na Europa. Com passagens por Shakhtar Donetsk e Manchester City, também disputou as Copas de 2014 e 2018 pela Seleção Brasileira. Fernandinho assinou contrato até o final de 2024 com a intenção de encerrar a carreira no Furacão, o que lhe garantirá atuar pelo menos até os 39 anos.
Volante: Felipe Melo (Fluminense - 39 anos)
Sempre polêmico, seja dentro ou fora de campo, Felipe Melo continua em atividade. Com passagens pela Europa, Seleção Brasileira, Palmeiras e muitos títulos no currículo, chegou ao Fluminense em dezembro do ano passado. O jogador tem contrato até o fim de 2023 e segue sendo bastante utilizado num Flu que vive bom momento na temporada, classificado para as quartas de final da Copa do Brasil e brigando na parte de cima da tabela no Brasileirão.
Ala-esquerdo: Joaquín (Betis - 40 anos)
Revelado para o futebol na virada do século, Joaquín disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 e era considerado uma grande promessa do futebol espanhol atuando pelo Betis, time que conquistou a Copa do Rei na temporada 2004-05. No entanto, teve passagens por outros clubes da Espanha, mas não conseguiu ter o brilho que todos esperavam. Retornou ao Betis em 2015 e, hoje, é o grande capitão e líder da equipe. Também acumula alguns recordes: é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Betis e o segundo atleta com mais partidas na história da La Liga. Em abril, o ídolo renovou seu contrato por mais uma temporada, logo após a conquista de mais um título da Copa do Rei.
Meia: Nenê (Vasco - 41 anos)
Nenê estreou no futebol profissional pelo Paulista de Jundiaí em 2000, quando tinha apenas 18 anos. Antes de ir para a Europa, teve passagens por Palmeiras e Santos. No auge da carreira, atuou por diversas equipes e foi peça-chave num PSG que ainda era pouco badalado. Voltou ao Brasil em 2015 para jogar no Vasco. Desde então, passou por Fluminense e São Paulo, antes de retornar à equipe cruzmaltina, seu clube atual. Possui contrato até o fim de 2023 e já disse que não pretende parar tão cedo.
Atacante: Cristiano Ronaldo (Man United - 37 anos)
Um nome que dispensa muitos comentários, um dos maiores atletas da história. Atualmente no Manchester United, o astro português está movimentando o mercado da bola após pedir para deixar o clube inglês. Ainda não se sabe qual será seu próximo destino (se é que ele realmente sairá), mas o fato é que ele segue mantendo ótimo nível dentro de campo, e, mesmo aos 37 anos de idade, demonstra ter muito vigor físico para atuar por mais bastante tempo. Aceitaria o CR7 no seu time?
Atacante: Ibrahimovic (Milan - 40 anos)
Um dos principais nomes do futebol mundial do século 21, Ibrahimovic, é mais um quarentão dessa lista que segue sendo peça indispensável para o sucesso de um dos grandes clubes do mundo. Zlatan, mesmo atuando parte da última temporada com o ligamento cruzado do joelho rompido, foi um dos líderes da conquista do Campeonato Italiano pelo Milan. O craque sueco ainda renovou seu contrato e seguirá na equipe rossonera por mais um ano.