Durante as estações mais frias do ano, é comum as pessoas “relaxarem” e se deliciarem com receitas calóricas de inverno, ainda mais no mês de junho, com as festividades de São João. Pensando nisso, Aline Dahlen, fisiculturista e campeã da edição europeia da competição “World Beauty Fitness & Fashion” (WBFF), na categoria “Diva Fitness Model”, dá dicas de como manter o shape sarado até no inverno.
A ex-BBB revela como garante constância nos treinos mesmo com temperaturas mais baixas:
“Realmente, o frio nos deixa preguiçosos e nos faz querer comer mais. Porém, depois de alguns anos morando em Londres - onde faz frio praticamente o ano todo - me adaptei e consigo ter disciplina na alimentação. A única coisa que aumento é o consumo de cappuccino com leite vegetal, para me manter aquecida. E, além disso, o que eu sempre falo para todo mundo: O corpo do verão a gente constrói no inverno! Então esse é o momento que não pode sair do foco. Mesmo!”
Com disciplina, mas fugindo de “dietas malucas”, a fisiculturista alerta sobre o perigo dos planos alimentares muito rígidos, podendo causar compulsões alimentares:
“Sou contra as dietas muito restritivas. Cada período exige da gente um tipo de alimentação. As pessoas costumam olhar pra mim e pensar que eu nunca como besteiras. Apesar de ovo e batata doce serem minha base, como sim hambúrguer, batata frita, chocolate…, mas no momento certo. Às vezes nosso corpo precisa de um pouco de ‘porcaria’ pra reagir bem aos estímulos. É preciso ajustar os alimentos de acordo com a sua necessidade. Até porque, quando nos proíbem de comer coisas gostosas, ficamos com mais vontade. A dica é: pode comer açúcar, mas não pode estar no seu cardápio. Tem que ser em quantidade reduzida e em dia de exercício. Como de tudo, e ainda sim consigo me manter sarada para os campeonatos.”
Nesse período do ano, muitos se divertem nas festas de São João, que possuem diversos pratos típicos e deliciosos, podendo resultar num aumento do peso na balança. Mas não precisa se limitar:
“Quem for aproveitar as festas juninas pode comer pinhão, pipoca, amendoim - sem óleo sal! - e milho verde sem manteiga. Para quem gosta de bebida alcoólica, você pode trocar o quentão por uma taça de vinho. Assim você pode curtir a festa sem medo e sem passar vontade. Vale lembrar: é muito fácil a gente se esconder embaixo de casacos e blusões no inverno. Não caia nessa armadilha.”
O esforço das competições
Conseguir um corpo natural e sarado é uma tarefa que demanda empenho para muitas mulheres, exigindo uma rotina de exercícios e alimentação saudável. Aline afirma que para ela não é diferente, e tudo vem com muita dedicação:
“Se eu disser que não é um grande esforço estarei mentindo (risos). Ele é grande, mas vem acompanhado de uma recompensa: ver meu corpo respondendo a todo sacrifício. A primeira dica que dou para as minhas seguidoras é: corpo bonito é aquele que você se sente feliz. Quando a gente encontra prazer no que faz, seja pelo processo em si, pelo resultado estético ou pela saúde, deixa de ser sacrifício e vira prazer. Temos de nos amar mais e nos cuidar sempre.”
A dedicação é maior em períodos em que a ex-BBB se prepara para campeonatos de fisiculturismo, almejando aumentar seus troféus.
Aline revela o que modifica em sua rotina de exercícios durante esse processo:
“O que muda é a quantidade de comida e a intensidade dos treinos. Pode ser mais cardio, mais comida, ou ao contrário. Depende do que preciso melhorar no meu corpo. É uma arte, uma alquimia. O corpo é uma massinha de modelar, o resultado da ‘obra’ pode ser lindo ou desastroso, e isso vamos entendendo e aprendendo com o tempo. Cada corpo responde da sua maneira!”