01/05/2022 às 19h20min - Atualizada em 03/05/2022 às 18h50min
O BRASIL EM PARIS LAVAGEM “DE LA MADELEINE” EM PARIS, CELEBRARÁ SEUS 20 ANOS DE TRADIÇÃO EM GRANDE ESTILO
Em 2021, a Lavagem entrou no calendário oficial da igreja “de la Madeleine” e da cidade de Paris.
SALA DA NOTÍCIA Imprensa
Setembro de 2022, acontece na vitrine de uma das cidades mais famosa e cobiçada do mundo, o maior e mais importante evento brasileiro da Europa, a "LAVAGE DE LA MADELEINE", que já virou tradição, completará seus 20 anos de sucesso como sempre em grande estilo. A lavagem teve origem na capital francesa em junho de 2002, pelo artista baiano de Santo Amaro da Purificação Robertinho Chaves, conterrâneo dos ilustres: Caetano Veloso, Maria Bethânia e Emanoel Araújo, essa tradição secular afro-brasileira que deu certo na capital francesa, já se tem projeto de expandir para outros países da comunidade europeia. O evento que é produzido em formato de Festival Cultural, com um programa diversificado, em torno da cultura, do turismo e da gastronomia do país tropical. Atualmente o evento já faz parte do calendário da prefeitura da cidade Paris, uma data esperada, que lotam as ruas de Paris durante o verão, arrastando mais de 30 mil participantes entre franceses, brasileiros e turistas. Grandes nomes da música popular brasileira, já participaram do evento, tais como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Preta Gil, Psirico, Roberto Mendes, Mariene de Castro, Margareth Menezes entre outros. A madrinha do evento é apresentadora de tv, a carioca, ex-manequim, famosa na França, Cristina Córdula que tem três programas de moda ASSOCIATION FRANCO-BRESILIENNE VIVA MADELEINE 11, rue du Plâtre 75004 - Paris Tél. : +33 1 40 29 02 21 Association Loi 1901 déclarée à la Préfecture de Paris n° 00157063. Siret 452 682 818 00011 na emissora M6, com recorde de audiência. O ator francês Vincent Cassel, Padrinho na Edição do ano de 2016, um fã fiel do “lavage de la Madeleine”,sempre participa.
A Lavagem “de la Madeleine” almejou diversas conquistas através da garra e da resistência de Robertinho Chaves e seus colaboradores, podemos destacar: A chancela da Rota dos Escravos recebida em 2011, um programa da UNESCO, a condecoração do seu idealizador pelo senado francês em maio de 2021, pela contribuição que o evento tem dado através desse intercâmbio da França e América Latina. Ainda em 2021, entrou no calendário oficial da igreja “de la Madeleine” e da cidade de Paris.
Em janeiro de 2022 foi criado pelo Correio francês, um selo em homenagem dos 20 anos da Lavagem “de la Madeleine”. Em setembro de 2022, aniversário de 20 anos, uma programação em grande estilo vem sendo preparada: Lançamento do Livro “Lavage de la Madeleine - 20 ans d’histoire” de Jota Velloso. Lançamento do Filme Madeleine à Paris de Liliane Mutti e o Lançamento do single Madeleine Abençoar interpretado por os artistas que já participaram do evento (Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Jau Peri). O primeiro encontro de Turismo Sustentável França/ Brasil e o Grande desfile da Lavagem “de la Madeleine” dia 4 de setembro de 2022 com um trio elétrico com a participação de artistas vedetes brasileiras, nomes a confirmar. A “Lavage de la Madeleine” é o único evento brasileiro que tem autorização da prefeitura de Paris para atravessar o centro da cidade de Paris em um percurso de 4 km.