Atletas da natação paralímpica da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) participaram entre os dias 31 de março e 2 de abril da 1ª fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo.
Bruno Martino Ribeiro, Samuel Anselmo, Sonia Copi, Glauciene Martino Ribeiro e Matheus Andrade estiveram acompanhados dos técnicos Cadu Lanças e Aline Barbieri.
As provas da natação paralímpica são divididas em classes, de acordo com o grau de deficiência dos atletas. Porém, esta competição foi realizada com mais uma peculiaridade, a pontuação por ITC (índice técnico da competição), baseada no recorde mundial de cada classe.
“As eliminatórias foram pela manhã e as finais no período da tarde. As finais eram disputadas por ITC e todas as classes competiam entre si. Os melhores índices técnicos nadavam a final A e do nono ao décimo sexto ITC nadavam a final B”, explicou Cadu Lanças.
O técnico conta que os atletas da ABDA conquistaram bons resultados para a primeira competição do ano. “Todos melhoraram suas marcas e ainda tivemos alguns atletas nadando as finais de suas provas”, pontuou.
O atleta Bruno Martino Ribeiro nadou a final B nas provas de 200m medley e 100m peito e conquistou a final A na prova dos 200m livre. Nesta prova, o atleta conquistou o quinto melhor ITC do Brasil na competição.
O atleta Samuel Anselmo, em sua estreia em uma competição nacional, conquistou a final B na prova dos 200m livre.
Sonia Copi competiu em duas finais B, nas provas 50m costas e 50m borboleta.
A equipe agora se prepara o próximo desafio da modalidade, a 2ª fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, que será realizada entre os dias 8 abril e 10 abril.
Atletas da ABDA e provas nadadas na 1ª fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa: