O primeiro polo do Instituto Reação fora do Rio de Janeiro completou dois anos. Mesmo com a pandemia do Covid-19 durante todo o período a instalação do projeto em Cuiabá conseguiu atrair um número de alunos acima do esperado para participar de suas atividades como aulas, equipe de competição, entre outras ações. Hoje, o polo de Três Barras conta com 320 jovens entre quatro e 19 anos.
“O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por meio dele, é possível ter uma vida mais leve, um dos princípios do BV. Para nós, é uma enorme satisfação acompanhar o desenvolvimento do Instituto Reação que tem levado os valores do esporte, do judô, para a sociedade”, afirma Tiago Soares, gerente executivo de Sustentabilidade e Patrocínios do banco BV.
Quando foi inaugurado, em março de 2020, a expectativa era que o local recebesse cerca de 200 alunos. Com mais de 150 m² de tatame e aulas gratuitas, a estrutura havia sido pensada para receber 270 crianças e adolescentes. Mas, mesmo com os empecilhos gerados pela pandemia, o Instituto teve enorme sucesso.
O ex-judoca David Moura, embaixador e responsável pelo Instituto Reação de Cuiabá, lembrou da importância da comunidade para a consolidação do sonho de atender crianças e adolescentes.
“Apesar dos desafios que a pandemia nos trouxe aqui em Cuiabá, o Reação superou as nossas expectativas. Acredito que isso foi possível porque, além de termos um time sensacional, com pessoas engajadas com nossa missão, pudemos contar com o apoio de parceiros como o BV, o que nos permitiu chegar até aqui”, afirmou David.
Uma das iniciativas mais importantes no período foi a instalação de placas solares no Instituto Reação de Cuiabá, que tornou a estrutura do projeto autossustentável. Com o investimento, 95% da energia usada no Instituto passou a ser fornecida pelo sol, o que representou enorme economia para o empreendimento e permitiu um investimento ainda maior no atendimento às crianças.
E foi, de fato, um período de muitas realizações para o Instituto. Além do grande número de alunos recebidos, uma série de ações sociais rondaram os dois primeiros anos de vida do projeto. Primeiro, claro, com o próprio judô, que chegou a ter aula on-line junto com as presenciais para que pudesse alcançar ainda mais jovens.
Os alunos também tiveram oportunidades únicas de educação e lazer. Houve visitas ao Museu de Pré-Historia e ao Sesc Arsenal Cuiabá. E a festa aconteceu em datas como o Dia das Crianças, celebrado com os alunos em um buffet infantil com lanche e lembrancinhas para todos os presentes.
Houve encontros específicos para as meninas, com os programas Reação com Elas e as edições sobre a prevenção à gravidez precoce. Foram ações sociais que se juntaram a eventos educacionais que rondaram diariamente o Instituto Reação ao longo dos últimos dois anos.
Por fim, a iniciativa conseguiu distribuir quase 2 mil cestas básicas, reforçando a importância social a todos que fazem parte da comunidade do Instituto Reação de Cuiabá.
Sobre o banco BV
O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo, Corporate & Investment Banking, Asset Management e Private Banking. Em sua estratégia reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder e especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos veículos que financia. Conhecida pelas parcerias com startups, a instituição apresenta soluções inovadoras para o mercado. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”.
Comunicação Institucional | BV
Chrystiane Silva – (11) 5171-2130 / (11) 95048-3084
[email protected]
www.esporteenegocio.com.br
Christian McCardell – (11) 94698-8699
Guto Francischini – (11) 98437-6545
Vinícius Cabral – (13) 99118-5608