20/06/2023 às 14h26min - Atualizada em 21/06/2023 às 00h01min

Energia solar no páreo para se tornar a nova matriz energética do país

Especialista aponta o potencial capixaba em geração de energia solar

Foco Comunicação
Rafael Castro, diretor de expansão da Aruna Energia Solar - divulgação
O setor de geração de energia elétrica do país está cada vez mais “verde”. Isso porque duas fontes renováveis, a solar e a eólica, seguem no páreo na vice-liderança na matriz energética do Brasil. Apenas a energia hidráulica ultrapassa as duas em produção nacional. De acordo com dados da Absolar, já foram investidos mais de R$338 bilhões no segmento para a construção de usinas solares fotovoltaicas. 

“A energia solar deu um grande salto nos últimos anos e, agora, com as políticas de incentivo, como isenção de impostos sobre a importação e venda de peças de painéis solares zerados até dezembro de 2026, contribuem para alavancar ainda mais esse crescimento”, avalia Rafael Castro, diretor de Expansão da Aruna Energia.

O especialista aponta que o Espírito Santo possui um grande potencial. De acordo com dados de 2023, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado ocupa a 15ª posição no ranking estadual de geração distribuída de energia solar, com uma potência instalada de 378,1 MW, correspondendo a 2,4% do total nacional.

“Adotando a energia solar, o consumidor economizaria significativamente a longo prazo, sem depender exclusivamente da rede elétrica e com benefícios adicionais, como a proteção contra a inflação energética, já que a energia elétrica fica mais cara todo ano, seguindo um ritmo superior à inflação.Para o consumidor de energia solar isso não é um problema”, destaca.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.