Amnésia dissociativa: Entenda o que aconteceu com Maidê Mahl

Alexander Bez, especialista em saúde mental, explica possível diagnóstico de atriz que ficou desaparecida por três dias

MáRCIA STIVAL ASSESSORIA
18/09/2024 11h40 - Atualizado há 4 meses
Amnésia dissociativa: Entenda o que aconteceu com Maidê Mahl
Divulgação
 

A atriz Maidê Mahl, de 31 anos, foi encontrada em um hotel, em São Paulo, após um desaparecimento de três dias. Ela apresentava lesões pelo corpo e respiração fraca, a polícia não encontrou substâncias ilícitas ou objetos contundentes no local.

A atriz havia passado por um período de intenso estresse familiar com a morte da irmã neste ano. De acordo com Alexander Bez, psicólogo especialista em saúde mental, diante de um trauma tão significativo, o cérebro pode desencadear mecanismos de defesa, como a amnésia dissociativa: “Nesse estado, a pessoa se desconecta da realidade e esquece eventos traumáticos, podendo apresentar comportamentos como isolamento social e até mesmo a negligência consigo mesma.”, explica.

O especialista explica que o diagnóstico de amnésia dissociativa, embora raro, é provável nesse caso, considerando os sintomas apresentados. 

“É importante ressaltar que essa condição tem origem emocional, e não neurológica. A duração da amnésia pode variar de dias a meses, dependendo da gravidade do trauma e da resposta individual ao tratamento.”, apresentou Bez.

A psicoterapia, em conjunto com medicações como antidepressivos e ansiolíticos, é o tratamento indicado para a amnésia dissociativa, pois visa tratar as causas subjacentes do trauma e promover a recuperação da paciente. É importante frisar que é sempre indicado procurar um profissional da saúde caso sintomas parecidos venham  a surgir.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCIA ROSANE STIVAL
[email protected]


FONTE: Márcia Stival Assessoria
Notícias Relacionadas »