Iniciativa de Parintins (AM) vence o Prêmio Nacional Liga STEAM 2024 na categoria II  com projeto de “feiras verdes”

Lideradas pela professora Mary Sonia Dutra de Alencar, crianças estudaram sobre sustentabilidade com visitas às feiras da cidade e piqueniques

MARCELO MOREIRA
16/12/2024 12h09 - Atualizado há 4 horas
Iniciativa de Parintins (AM) vence o Prêmio Nacional Liga STEAM 2024 na categoria II  com projeto de “feiras verdes”
Liga STEAM
O projeto “Feiras Verdes e mudanças climáticas: preparando-se para o futuro”, coordenado pela professora Mary Sonia Dutra de Alencar, do Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Parintins (AM), foi o grande vencedor da categoria Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024. Depois de visitas às feiras da cidade, onde observaram os desafios enfrentados pelos feirantes devido às mudanças climáticas, em especial à grande estiagem que afeta a região, os alunos criaram materiais educativos, construíram uma horta escolar e produziram sacolas reutilizáveis. Também criaram protótipos sustentáveis de bebedouros e banheiros públicos com o apoio do Instituto Federal do Amazonas, onde aprenderam sobre energia solar e circuitos elétricos.

O projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 25 mil reais, sendo R$ 10 mil para a professora responsável, R$ 10 mil para a compra de equipamentos ou benfeitorias para a escola e R$ 5 mil para a premiação da turma que realizou o projeto. A premiação dos estudantes poderá ser utilizada para compra de equipamentos, realização de benfeitorias na unidade escolar, organização de visitas técnicas ou recreativas, entre outras possibilidades, em consonância com a escola.

O trabalho dos estudantes de Parintins partiu do tema norteador do Prêmio Liga STEAM 2024: “Pensar agora nos limites do planeta é BOM PRO MUNDO”. A professora Mary relata que as atividades de campo, que incluíram piqueniques, despertaram uma curiosidade insaciável nas crianças. “A alegria estampada em seus rostos era um indicativo de que estavam profundamente envolvidas nas entrevistas e com as descobertas dos impactos das mudanças climáticas em suas comunidades”, explica a professora. “Os olhos delas brilhavam e as anotações refletiam empatia e preocupação com o trabalho dos feirantes.”

Para a professora, o projeto fortaleceu valores como empatia, colaboração e responsabilidade, além de despertar a consciência sobre as mudanças climáticas para além da escola. “O projeto impactou as famílias e toda a comunidade escolar”, revela a professora Mary. “Elas se tornaram protagonistas de uma mudança positiva, demonstrando que, com apoio e incentivo, podem alcançar feitos extraordinários”, finaliza ela.

A Liga STEAM
Realizado pela Aliança Social entre a Fundação ArcelorMittal e AVSI Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, e parceria técnica da Tríade Educacional, o prêmio é uma das iniciativas da estratégia Liga STEAM, que visa promover a adoção da abordagem educacional STEAM nas escolas brasileiras. Bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, essa abordagem integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, por meio de metodologias ativas, como o desenvolvimento de projetos para a resolução de problemas reais do dia a dia dos alunos.

Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla a formação em STEAM para educadores de redes públicas de ensino, em parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM, para torná-los referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.

O Prêmio Nacional Liga STEAM é dividido em três categorias: (I) Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, (II) Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e (III) Ensino Médio. Neste ano, a premiação trouxe como tema “Pensar agora nos limites do planeta é BOM PRO MUNDO”, com o foco nas mudanças climáticas. Confira a classificação final:

Categoria I (crianças de 4 a 7 anos):
·        1º lugar: Professora Sabrina Aparecida Pereira - CEMEI Professora Ariadna Balbino Gambogi, de Varginha (MG) - Bananeira sustentável: criando soluções para valorizar os resíduos agrícolas e amenizar os efeitos da mudança climática - Educação Infantil.
·        2º lugar: Professora Fernanda Maria de Araújo Pessoa - Escola Municipal Allan Kardec, de Olinda (PE) - Mais verde e menos cinza para viver bem - 2º ano do Ensino Fundamental.
·        3º lugar: Professor Bruno Henrique Passos de Jesus - Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel, de Brusque (SC) - Guardiões das abelhas: monitorando o clima para proteger nossas colmeias - Educação Infantil.

Categoria II (crianças de 8 a 14 anos):
·        1º lugar - Professora Mary Sonia Dutra de Alencar - Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Parintins (AM) - Feiras verdes e mudanças climáticas: preparando-se para o futuro - 3º ano do Ensino Fundamental.
·        2º lugar: Professor Fábio Henrique Cogo - Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, de Piracicaba (SP) - Monitoramento climático com IoT* para otimização da produção alimentar em espaços urbanos subaproveitados - 6º ano do Ensino Fundamental. (*IoT - Internet of Things)
·        3º lugar: Professor Marcos Wallace Lima Sousa - Escola Municipal Santos Dumont, de Imperatriz (MA) - Revitalização do Viveiro Bacuri Verde: arborização e sustentabilidade ecológica - 8º ano do Ensino Fundamental.

Categoria III (de 15 a 17 anos): 
1º lugar: Professor Fernando Costa Fernandes Gomes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, de Picuí (PB) - Desenvolvimento de dispositivos analógicos e/ou digitais para auxiliar no combate à escassez hídrica - 3ª série do Ensino Médio.
2º lugar: Professora Karla Pedroza Oliveira - Colégio Estadual Paulo Freire, de Jequié (BA) - A Cidade Sol não pode ter MEDO da chuva! - 1ª série do Ensino Médio.
3º lugar: Professor Lute Rafael de Souza - Centro de Ensino Casemiro de Abreu, de Tutóia (MA) - Green Tutys Ecobloco: produção de tijolos com vidro e entulho - 2ª série do Ensino Médio.
 
Fundação ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados. 

Fundação Banco do Brasil
Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado - ISP do BB e de parceiros. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. 

Tríade Educacional
É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.  

Associação Voluntários para o Serviço Internacional – AVSI Brasil
Organização brasileira, sem fins lucrativos, tem a missão de tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de suas famílias e de suas comunidades, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É vinculada à Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países. Está presente no Brasil desde a década de 1980, com atividades crescentes que estimularam a criação da AVSI Brasil, constituída em 2007.
 
SERVIÇO:
Iniciativa de Parintins (AM) vence o Prêmio Nacional Liga STEAM 2024 com projeto de “feiras verdes”
Mais informações: Liga STEAM
 

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Marcelo Dias Moreira
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