18/11/2022 às 18h19min - Atualizada em 19/11/2022 às 00h03min

No dia do Empreendedorismo Feminino, mulheres empreendedoras à frente do Direito Digital

Peck Advogados é composto por 65% de mulheres, maioria nos cargos de gestão, liderança, CEO e Diretoria Executiva, e são profissionais multidisciplinares, especialistas em Direito Digital, PMOs, analistas de projetos, cientistas de dados, Cibersegurança, Compliance e Legal Design, com certificações em Proteção de Dados, DPO, Segurança da Informação, entre outras áreas

SALA DA NOTÍCIA Tamer Comunicação

Há 20 anos, a advogada Patricia Peck vislumbrou que a Tecnologia da Informação e todo o mundo digital que estavam nascendo também deveriam ser abordados pelo Direito e escreveu o livro Direito Digital, que já está na sétima edição e tem servido de base para as decisões do Superior Tribunal de Justiça.

“Se a sociedade estava mudando, o Direito também iria acompanhar essa transformação”, afirmava Patricia. “Não se tratava de uma disciplina à parte, mas de uma área interdisciplinar, que envolveria todas as áreas do Direito e permearia todas as frentes de negócio dos clientes.”

Há 18 anos, ela empreendeu e vem idealizando uma das maiores bancas de advogadas especializadas em Direito Digital, que hoje com outros profissionais multidisciplinares formam o Peck Advogados.

Composto hoje por 65% de mulheres, maioria nos cargos de gestão, liderança, CEO e Diretoria Executiva, as profissionais do Peck Advogados são multidisciplinares, especialistas em Direito Digital, PMOs, analistas de projetos, cientistas de dados, Cibersegurança, Compliance e Legal Design, com certificações em Proteção de Dados, DPO, Segurança da Informação, entre outras áreas. “Elas ajudam a pensar e viabilizar a inovação e a transformação digital”, afirma Patricia Peck, CEO, sócia fundadora do Peck Advogados, advogada especialista em Direito Digital, Conselheira Titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD) e professora de Direito Digital da ESPM, com 36 livros publicados.

Segundo a advogada especialista em Direito Digital, a razão de ser da inovação é contribuir para o negócio dos clientes, como uma forma diferente de realizar um processo, um projeto, um produto ou um serviço que o torne mais rápido, mais barato ou mais eficiente. Se não mudar algo de forma concreta e sustentável e não gerar um benefício palpável, é apenas criatividade, não inovação.

“Em outras palavras, inovação é fazer algo melhor, mas de uma forma que ninguém fez antes, e não fazer o diferente pelo diferente”, comenta Patricia Peck. “E acredito muito que a tecnologia não é inclusiva se não tiver a participação feminina”, ressalta. No Brasil, apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e a diversidade de gênero em ciência e tecnologia ainda é um problema cultural que começa na infância. Como resolver?

Para Patricia Peck, o caminho está na desconstrução de naturalizações do que é entendido como masculino ou feminino e na normalização da área como uma possibilidade de estudo e carreira para as mulheres.

Com a missão de viabilizar a inovação digital, o escritório já apoiou centenas de projetos pioneiros que contribuíram para revolucionar a prática do Direito Digital e transformação tecnológica nas empresas, tais como: primeira oferta de plano de saúde pela internet; homologação do uso de biometria no ATM; viabilização dos contratos de matrícula eletrônicos, e o ENEM Digital.  Tem atuado, ainda com projetos em Inteligência Artificial (IA), conformidade de bots com a LGPD, telemedicina e proteção de ativos no Metaverso.

“O Direito Digital expandiu muito nos últimos anos, principalmente com mudanças regulatórias que passaram a exigir um acompanhamento próximo e contínuo das suas principais temáticas, nos mais diversos setores econômicos, público e privado”, afirma Patricia Peck, sócia-fundadora e CEO do escritório e membro titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

Nos planos do Peck Advogados também estão a internacionalização até 2025, e a expansão das parcerias com consultorias de negócios e tecnologia, além das já existentes com escritório na Europa, EUA, Canadá e América Latina.


Conheça as mulheres que estão construindo o Direito Digital brasileiro:

Patricia Peck Pinheiro, PhD

CEO e sócia-fundadora do Peck Advogados, é advogada especialista em Direito Digital. Presidente do Instituto iStart de Ética Digital, é graduada e Doutorada pela Universidade de São Paulo, é conselheira titular nomeada para o Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD). Professora de Direito Digital da ESPM. Membro do Conselho Consultivo da Iniciativa Smart IP Latin America do Max Planck Munique para o Brasil. Condecorada com 5 medalhas militares e autora/coautora de 36 livros.

Caroline Teófilo
Sócia da área de Governança de Proteção de Dados, Núcleo DPO e Segurança da Informação
Graduada em Direito pelo Centro Universitário Fieo - UNIFIEO. Com mais de 10 anos de experiência em Segurança da Informação e Direito Digital, inclusive em grandes empresas de tecnologia e instituições financeiras.
Especializada em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Certificada em Auditor Líder em Segurança da Informação pela PECB, em Data Protection Officer pela EXIN, e em Security and Privacy by Design pela IBM.
Professora da pós-graduação de Comércio Eletrônico e Marketing Digital no Senac, do MBA de Privacidade e Proteção de Dados no Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN), e dos cursos de formação de DPO na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Palestrante e autora de artigos, entrevistas e coautora dos livros “Direito Digital Aplicado 2.0”, “Direito Digital Aplicado 3.0” e “Direito Digital Aplicado 5.0 - Especial Administração Pública”. Certificada DPO.


Letícia Gerard Tavares Málaga
Diretora executiva e sócia responsável por M&A, Venture Capital e ESG
Possui mais de 18 anos de experiência em assuntos de Direito Societário, Governança Corporativa, M&A, Venture Capital e Private Equity, Contratos Comerciais, Investimentos e Mercado de Capitais. 
Tem vasta experiência na estruturação de negócios, captação de recursos e financiamentos, startups e rodadas de investimentos, operações cross-border envolvendo países da América Latina, representação de acionistas em assuntos societários, relação com investidores, assessoria e orientação a Conselhos de Administração e Comitês e desenvolvimento de programas de governança corporativa, incluindo políticas e temas relacionados a gerenciamento de riscos - GRC.
É membro da Comissão de Direito Societário da OAB/SP e atua em comitês temáticos relacionados a Governança Corporativa e Direito Empresarial de diversas instituições. Associada WCD – Women Corporate Directors e membro da Comissão de Inovação do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Mentora e Conselheira de startups. Conselheira do Instituto iStart de Ética Digital.
 

Lorena Botelho

Sócia da área de Societário, Contratos e Inovação
Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). LL.M. em Direito Societário pelo Insper, e curso de Compliance pelo Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE). Possui mais de 15 anos de experiência na área de Direito Empresarial, atuando em escritórios de advocacia de grande porte como especialista em Direito Societário e M&A. 
Em sua trajetória em departamentos de grandes empresas, atuou nos mercados de Energia Elétrica, Telecom, Tecnologia e Financeiro, apoiando o desenvolvimento dos negócios, bem como das áreas de Compliance, Governança Corporativa e Data Protection. Mentora de startups e membro de conselhos consultivos.
Autora de artigos e coautora dos livros “Direito Digital Aplicado 4.0” e “Direito Digital Aplicado 5.0 – Especial Administração Pública”. Advogada Mais Admirada no setor econômico de Bancos (2021) e premiada no Análise Advocacia Mulher nas áreas de Direito Digital e Propriedade Intelectual, no setor econômico de Bancos e pelo estado São Paulo (2022).

Sandra Paula Tomazi Weber
Sócia da área de Contratos, Inovação, Societário e GED
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Joinville, pertencente a ACE (Associação Catarinense de Ensino), tem pós-graduação em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Direito Civil e Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Concluiu os cursos de extensão sobre Direito da Tecnologia da Informação na Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), e Contratos de Consumo e Atividade Econômica na Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Também possui formação técnica em Informática pela Escola Técnica Tupy.
Coautora dos livros “Direito Digital Aplicado”, “Direito Digital Aplicado 5.0 – Especial Administração Pública”, do audiolivro “Direito Digital Corporativo”, da coletânea “Direito e Saúde – 2012” e do livro “Fundamentos dos Negócios e Contratos Digitais”. Certificada EXIN em Data Privacy.
 

Equipe Multidisciplinar

Adriana Ferreira Castro

Coordenadora de Endomarketing e Design Gráfico

Pós-graduada em Comunicação em Redes Sociais pela Uninove e graduada em Marketing pela faculdade Estácio de Sá. Possui expertise nos principais softwares gráficos: Photoshop, Illustrator e InDesign. Iniciou a transição de carreira há 15 anos, migrando do secretariado para o marketing e as artes gráficas.

Alessandra Machado Pintor

Gestora Financeira

Possui mais de 20 anos de experiência na área administrativo-financeira, atuando em todas as atividades financeiras, administrativas e de recursos humanos, inclusive, na implantação de avaliação de desempenho e sistemas.
Pós-graduada em Direito dos Contratos pelo Centro de Extensão Universitária (CEU)


 

Ana Silvia de Moura Leite Piergallini

Advogada líder
Pós-graduada em Propriedade Intelectual e Novos Negócios pela FGV Law e graduada em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Coordena a área de Contratos, Inovação, Legal Design, Propriedade Intelectual e Marketing Legal.
Possui extensão em Marcas pela WIPO/INPI, em Direitos Autorais pelo ITS-Rio e Aspectos Jurídicos Pertinentes à Atividade Publicitária no Brasil pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA/SP). Coautora da obra coletiva “Direito Digital Aplicado 4.0”.
 

Andréa Ferreira dos Santos

Consultora especialista em Regulatório de Saúde
Advogada, DPO e executiva na área da saúde com mais de 23 anos de experiência na liderança de departamento jurídico de uma multinacional. Participante de diversos treinamentos internacionais, formações e certificações em saúde, como "Health in the XXI Century: Workshop for Latin American Health Care Executives" pela School of Public Health da Harvard University, "V Oxford Latin American Health Care Executive pelo Harris Manchester College da University of Oxford, e "Fundacion Univesitaria Sanitas – Experiência em Atenção Primária" pelo Grupo Keralty (Colômbia). Possui especialização em Direito da Medicina pelo Centro Biomédico da Universidade de Coimbra (Portugal), é Conselheira de Ética do Instituto iStart e é membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde na OAB/SP.
 

Barbara Curado Teixeira

Advogada líder
Pós-graduada em Direito Digital e Compliance pelo Damásio Educacional e graduada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Especializada em Advocacia Contratual pela Escola Brasileira de Direito (Ebradi). Certificada em Compliance Anticorrupção CPC-A pela LEC Certification Board/FGV-Projetos e Membro da Comissão Especial de Compliance da OAB/SP. Coordena a área de Compliance do Peck Advogados.
 

Bruna Michele Wozne Godoy

Advogada líder
Mestre (LL.M.) em Leis Internacionais e Transnacionais de Tecnologia da Informação pela Universidade Georg August de Göttingen, na Alemanha. Professora de pós-graduação em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Damásio Educacional. Membro da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB/SP. Voluntária no Projeto Juventude Privada. Coautora dos livros “Direito Digital Aplicado 4.0” e "Temas Atuais de Proteção de Dados". Coordena o Núcleo DPO do Peck Advogados, nas áreas de Governança de Proteção de Dados e Segurança da Informação.
 

Cecília Helena de Castro

Advogada líder
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Certificada Internacionalmente em CIPM pela International Association of Privacy Professionals (IAPP), em Data Protection Officer (DPO) e em Data Protection Essentials (PDPE) pela EXIN. Especialista em Direito Digital e Compliance pelo Damásio Educacional e em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui extensão em Direito Digital pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em Contratos pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Direito das Startups pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA/SP). Instrutora de cursos de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Coautora do livro “Direito Digital Aplicado 4.0”. Coordena o Núcleo DPO do Peck Advogados, nas áreas de Governança de Proteção de Dados e Segurança da Informação.
 

Eduarda Almeida Horta

Advogada líder
Especialista em Propriedade Intelectual e Novos Negócios pela GV-Law e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Certificada pelo EXIN-PDPF. Coautora no livro “Direito Digital Aplicado 4.0”. Coordena o time de Contencioso e Resposta a Incidentes do Peck Advogados.
 


Flávia Bistrican Moreira

Gestora de Pessoas e Cultura

Formada em Direito há mais de 20 anos, passou por grandes empresas como: Kodak, Alstom, General Eletric, Extrafarma (Grupo Ultra), Habbi’s e Lefosse Advogados.
Atuou como advogada Empresarial por cerca de 10 anos na Kodak (dede 2003) principalmente no Contencioso e Preventivo Trabalhista, Previdenciário, Tributário e Cível. Ainda na Kodak, em 2012 assumiu a área de Recursos Humanos, quando a empresa entrou em Concordata e pediu proteção à lei de falências dos EUA.
Mais de 10 anos de atuação em RH, com sólida experiência na Estruturação e Gestão de equipes com foco no desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento de Projetos para implantação das melhores práticas Remuneração, Benefícios, Atração e Retenção de Talentos.
Ampla experiência em todos os subsistemas de RH e projetos de Inovação e melhoria de processos.

 

Luciane Shinohara

Advogada líder
Pós-graduada em Direito Digital e Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Direito pela Universidade Nove de Julho. Possui extensão em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais pelo Data Privacy BR e extensão em Ciências Jurídicas pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus. Certificada pela Exin – Privacy and Data Protection Foundation. Certificada em Propriedade Intelectual pela WIPO/INPI. Coautora do livro “Direito Digital Aplicado 3.0”. Coordena o time de Inteligência Artificial, Governança da Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Peck Advogados.
 

Maiara Bonetti Fenili

Advogada líder
Especialista em Direito do Seguro e em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Cesusc e graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis. Possui extensão em Privacidade e Proteção de Dados pelo Data Privacy Brasil. Realizou cursos em Legal Design e Visual Law pela Lex Design, e em Legal Growth Hacking pela Escola de Negócios, Inovação e Comportamento (Edevo). Certificada pela EXIN em Privacy and Data Protection Foundation. Possui experiência em empresas de tecnologia, startups e grandes seguradoras. Palestrante e coautora de diversos artigos relacionados a Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados e Direito Securitário. Coordena as áreas de Societário, Contratos, Startups e Secondment do Peck Advogados.
 

Pamela Christiny Felizardo Kimura

Coordenadora de Novos Negócios

Advogada especialista em Direito Digital, Compliance e Proteção de Dados. Pós-graduada pelo Damásio Educacional em Direito Digital e Compliance, Processo Penal e Processo Civil e graduada em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL – campus Lorena). Certificada em Proteção de Dados pela EXIN e em Compliance Anticorrupção pela LEC – Legal, Ethics & Compliance). Coautora do livro “Direito Digital Aplicado 5.0 – Especial Administração Pública”.

 

Rosana Pilon Muknicka

Sócia Gestora da área Trabalhista
Graduada em Direito e pós-graduada em Direito do Trabalho e Previdência Social pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Tecnologia da Informação e Direito Digital pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Possui especialização em Proteção de Dados pela Universidade de Pennsylvania e em Contratos pela Harvard Law School. É mestranda em Engenharia de Produção pela Poli-USP, membro efetivo das Comissão de Governança e Integridade e da Comissão de Proteção de Dados da OAB/SP e pesquisadora do Centro de Estudos, Sociedade e Tecnologia da Escola Politécnica da USP (Poli-USP). Conselheira do Conselho de Relações do Trabalho da FIESP e Diretora do Instituto de Compliance Incom, é considerada uma das advogadas Mais Admiradas pela Análise Advocacia (desde 2018). Autora de diversas publicações em livros, revistas e jornais de grande circulação.

 

Taís Souza

Coordenadora de Comunicação

Com 10 anos de experiência em comunicação para a área jurídica, possui MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-graduada em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), é jornalista graduada na Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em marketing de conteúdo com foco em inbound marketing, tem expertise na produção e gestão de conteúdo para mídia digital e know-how em liderança, Legal Design, Inteligência Artificial no Direito e Comunicação Empresarial.
 

Viviane Maria Prota de Oliveira

Advogada líder
Pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mobilidade acadêmica na Universidad de Valladolid (Espanha). Possui extensão em Privacidade e Proteção de Dados pelo Data Privacy Brasil. Coautora dos livros "Direito Digital Aplicado 4.0" e "Direito Digital Aplicado”. Coordena as áreas de Inovação, Contratos e Legal Design do Peck Advogados.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.