24/10/2022 às 19h41min - Atualizada em 25/10/2022 às 00h01min

'Diabo da Mansão do Forró' à 'Sereia da Praia da Lua': lendas urbanas que marcam os 353 anos de Manaus

O g1 listou lendas urbanas que sobrevivem gerações e que marcam os 353 anos de Manaus.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/10/24/diabo-da-mansao-do-forro-a-sereia-da-praia-da-lua-lendas-urbanas-que-marcam-os-353-anos-de-manaus.ghtml

O g1 listou lendas urbanas que sobrevivem gerações e que marcam os 353 anos de Manaus. GNews - Assombração
GloboNews
Lugares populares de Manaus são cenários para lendas urbanas que mexem com o imaginário popular dos manauaras. Qual morador nunca ouviu um relato sobrenatural ou uma lenda sobre locais conhecidos da capital amazonense? Pensando nisso, o g1 listou histórias que sobrevivem gerações e que marcam os 353 anos de Manaus.
As lendas urbanas fazem parte de inúmeras culturas ao redor do mundo. Segundo o historiador Fábio Augusto, as histórias dizem respeito a mentalidades, crenças e aos temores reais e imaginários.
"Essas lendas torna-se elementos vitais da cultura popular, passando de geração a geração", apontou o historiador.
Assombrações em prédios históricos
Teatro Amazonas é um dos locais que tem os relatos de aparições de fantasmas.
Michael Dantas/Divulgação
Em toda cidade que possui prédios históricos, há diversas lendas que antigo moradores ou pessoas que passaram por ali assombram o lugar. Em Manaus, isso não é diferente.
Pontos turísticos como o Teatro Amazonas e o antigo hospital Santa Casa de Misericórdia, ambos no Centro de Manaus, são conhecidos por serem lares de fantasmas.
No Teatro Amazonas, os "habitantes" seriam fantasmas de antigos artistas que haviam se apresentado nos palcos de um dos principais pontos turísticos de Manaus.
Relatos de funcionários contam que já viram o reflexo de pessoas vestidas com roupas antigas nos espelhos do teatro.
Na Santa Casa de Misericórdia, que está sendo revitalizada para ser um hospital universitário, há relatos de pacientes que morreram ali e aparecem para visitantes do local. Além disso, ainda há os sons.
Um dos principais relatos, é um choro de uma criança que teria morrido na unidade de saúde na época em que funcionava.
O historiador Fábio Augusto relatou que as lendas sobre os locais nascem após relatos de aparições de pessoas que não conseguiram se desprender do local.
"Os prédios históricos de Manaus são povoados por fantasmas dos mais variados. O costume diz que são os antigos moradores que não conseguem se desprendem por completo do local", relata o historiador.
"Diabo da Mansão do Forró"
Outra lenda urbana que perpetua no imaginário manauara é a da suposta aparição de um criatura diabólica na antiga Mansão do Forró, na Avenida Torquato Tapajós.
O "Diabo da Mansão do Forró" teria sido visto por frequentadores do local em 2007. A visão apareceu após os forrozeiros terem tomado um drink chamado "diabo" e em seguida, sentido um cheiro de enxofre e visto um homem com chifres.
A lenda se popularizou após diversas pessoas terem confirmado a apariação do "demônio" no local.
Segundo o historiador, o relato é um clássico das lendas urbanas manauaras e está ligada a "culpa" dos frequentadores do local.
"Na Mansão do Forró, por exemplo, a aparição do 'diabo' é clássica. Ela já aconteceu em outros estabelecimentos do mesmo gênero na década de 1980. Ela está ligada a "culpa" dos frequentadores em lugares mundanos", contou Fábio Augusto.
A cobra que mora embaixo da Igreja da Matriz
Igreja da Matriz foi assaltada na terça-feira à noite, em Manaus
g1 Amazonas
A Catedral Metropolitana de Manaus é outro ponto turístico que é alvo de uma lenda urbana da capital amazonense.
Segundo Fábio Augusto, é um clássico de muitas cidades a lenda de que existe uma cobra embaixo da igreja principal do local. Em Manaus, o réptil seria o causador de movimentações suspeitas sentida por fiéis.
"A cobra debaixo da Matriz é um clássico. Ao redor do mundo animais monstruosos vivem em baixo de construções antigas. Desastres como terremotos e enchentes são tidas como fruto da movimentação desses animais, como a cobra da Matriz", apontou o historiador.
A lenda diz que a cobra está adormecida embaixo da construção e que a qualquer momento pode acordar e aparecer no Centro de Manaus.
"Sereia da Praia da Lua"
A sereia da Praia da Lua foi considerada uma das primeiras fake news do Amazonas.
Reprodução/Redes Sociais
Fake News ou lenda urbana? A história de que uma criatura com traços humanos e calda, uma "sereia", teria sido encontrada na Praia da Lua, em Manaus, assustou a população em 2008.
Encontrada por um barqueiro e um vendedor ambulante, a imagem da sereia foi compartilhada centenas de vezes em uma época que as redes sociais começavam a se popularizar. A "descoberta" veio como a confirmação de que o ser místico realmente existia.
No entanto, a "Sereia da Praia da Lua" foi uma das primeiras fake news da história do Amazonas, segundo o historiador Fábio Augusto.
Fábio conta que a criação da suposta sereia foi justamente com esse objetivo: a criação de uma notícia falsa proposta por um curso de jornalismo.
"Ela, na verdade, era a escultura que foi utilizada em estudo sobre o poder da notícia na sociedade, de um curso de jornalismo", contou o historiador.
A cobra-coral na piscina de bolinhas do Studio Play
Em 2005, surgiu relatos de que um menino de 4 anos morreu após ter sido picado por uma cobra-coral enquanto brincava em uma piscina de bolhinhas, no parque de diversões do Studio 5.
A criança teria ido até a mãe reclamar de dor no braço e depois retornou a brincar na piscina de bolhinhas.
Minutos depois, o menino desmaiou e foi socorrido, mas mesmo assim, ele não resistiu e morreu em uma unidade de saúde de Manaus. Uma suposta investigação teria apontado que a criança morreu após ser picado por uma cobra-coral, que tinha um ninho com filhotes, dentro da piscina de bolinhas.
No entanto, a história nunca foi confirmada oficialmente e não houve indícios de que ela realmente aconteceu.
Apesar disso, 17 anos depois, manauaras ainda acreditam que a história realmente aconteceu.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/10/24/diabo-da-mansao-do-forro-a-sereia-da-praia-da-lua-lendas-urbanas-que-marcam-os-353-anos-de-manaus.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.