21/10/2022 às 22h42min - Atualizada em 22/10/2022 às 00h00min

Preço do pão francês dispara e pesa no bolso dos amazonenses

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindipan) o preço do pão francês subiu 25% desde o início dos anos.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/10/21/preco-do-pao-frances-dispara-e-pesa-no-bolso-dos-amazonenses.ghtml
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindipan) o preço do pão francês subiu 25% desde o início dos anos. Preço do pão francês aumenta no AM
Com uma alta acumulada de cerca de 25% desde o início do ano, o preço do pão francês - popularmente conhecido pelos amazonenses como "massa grossa" - tem pesado cada vez mais no bolso dos manauaras.
Na média nacional, o produto teve alta de quase 17% em um ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Na capital amazonense, o Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindipan) aponta um aumento ainda maior, de 25%, que fez o preço do quilo girar em torno de R$15,90, atualmente.
No início do ano, por exemplo, estabelecimentos vendiam quatro unidades do pão francês por R$ 2. Agora, com o mesmo valor, o cliente só consegue comprar dois pães.
O efeito é sucessivos aumentos nos valores das matérias primas, como o trigo, disparada provocada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que começou em fevereiro deste ano. Os dois países são dois importantes produtores do cereal.
"A produção diminuiu e o preço aumentou então no momento que a oferta de determinado produto diminui naturalmente o preço desse produto sólido e na segunda do segundo problema a nossa produção nacional do trigo também precisa de adubo e o principal componente desse módulo vem justamente desses países que vai na mesma esteira de aumento", explicou o economista Marcus Evangelista.
Apesar da subida dos preços ao longo dos anos, o presidente do Sindipan, Carlos Azevedo, informou que os preços não deverão aumentar nos próximos meses.
"A previsão é que até o final do ano a gente não tenha reajuste, mas o mercado está aberto, o custo depende de cada empresa. Estamos chegando ao final do ano, que a gente começa com as vendas de produtos de final de ano, tipo panetone, pães especiais, na realidade, no final do ano sempre tem crescimento.", afirmou Azevedo.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/10/21/preco-do-pao-frances-dispara-e-pesa-no-bolso-dos-amazonenses.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.