19/10/2022 às 12h38min - Atualizada em 19/10/2022 às 14h00min

Amazônia recebe doação de equipamentos para ajudar na prevenção e tratamento de problemas de audição em crianças, adultos e idosos

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) realiza ação social importante para ajudar na detecção e prevenção de problemas auditivos na Amazônia

SALA DA NOTÍCIA Redação

De 22 a 24 de outubro, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) desembarca em São Gabriel da Cachoeira para uma ação denominada SUPERação!, por meio da qual estará entregando um sistema completo para detecção de problemas auditivos desde os recém-nascidos, até os adultos e idosos. 

Serão doados um equipamento de otoemissão acústica que, entre outras coisas, detecta déficit auditivo em recém-nascidos, equipamentos para audiometria e imitanciometria, além de uma cabine especial acústica para a realização segura dos exames.

"A detecção precoce de diminuição da audição ou mesmo surdez mais profunda deve ser realizada o quanto antes, para que possamos intervir e propiciar o desenvolvimento mais normal possível de uma criança" explica o Dr. Renato Roithmann, diretor-presidente da ABORL-CCF.  

"O impacto no aprendizado de uma criança é enorme, quando uma deficiência auditiva não é detectada e tratada, além de impactar negativamente nas suas relações sociais e familiares" complementa Roithmann.  

Um fonoaudiólogo local, que será responsável pela execução dos exames, Eriberto Velasquesl, será treinado pela equipe da Santa Casa de São Paulo, coordenado pela Dra. Cilmara Cristina Alves da Costa Levy.

O exame preventivo é indicado para triagem auditiva em berçários, crianças em fase de pré-alfabetização e em várias situações de risco para a audição, como ambientes de trabalho ruidosos e para pacientes em uso de medicamentos com potencial ototóxico.  Além disso, adultos e idosos com suspeita ou mesmo perda de audição poderão quantificar a magnitude da perda e ter o acompanhamento dos tratamentos monitorados objetivamente.

A equipe da ABORL-CCF, composta pelo seu diretor-presidente Renato Roithmann, os assessores, Drs. Ricardo Dolci e Bruno Aoki, o diretor executivo da Associação, Carlos Roberto, e o assistente das academias, Renato Batista, estarão atuando junto aos professores da educação infantil local e médicos da atenção primária, no sentido de capacitá-los para a detecção de problemas comuns do dia a dia das crianças e adultos.

"Ouvir, respirar, dormir e falar bem são fundamentais para o melhor desenvolvimento das crianças nas escolas", esclarece o Dr. Ricardo Dolci. Da mesma forma, adultos que respiram, ouvem e dormem mal têm pior desempenho no trabalho e nas suas relações sociais.

As aulas ministradas pela equipe de professores da ABORL-CCF serão gravadas e disponibilizadas a outras cidades da Amazônia e secretarias de saúde locais.  Sem necessidade de fazer inscrição, a ação acontece às 10h, no Auditório da Universidade do Estado de Manaus, situado na Rua Bloco Um e Três, 4-40 - Platô do Piquiá, Boca do Acre - AM, 69850-000.

"É importante que os profissionais da área da educação infantil estejam familiarizados com estas alterações e atentos para alertar os responsáveis pela criança para a necessidade de uma avaliação médica o quanto antes", salienta Roithmann.

Intitulada "Meu Otorrino é 10: ele trabalha pelas causas sociais”, a SUPERação na Amazônia é um marco para a ABORL-CCF, pois é a 1ª vez que a Associação monta um centro especializado de testes auditivos com fonoaudióloga especialmente treinada para esta finalidade.    

O projeto conta com o apoio da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO-BRASIL), e da Associação Expedicionários da Saúde (EDS), além da Santa Casa de São Paulo.

Além de Manaus, outras capitais do Brasil já receberam o projeto "Meu Otorrino é 10, ele trabalha pelas causas sociais". Entre eles estão Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, Recife, Fortaleza e Ribeirão Preto.   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.