18/10/2022 às 23h00min - Atualizada em 19/10/2022 às 00h01min

Mercado Adolpho Lisboa é parcialmente interditado após parte de fachada desabar, em Manaus

Além dos problemas estruturais, comerciantes denunciam goteiras e problemas de alagamento na área onde ficam os restaurantes.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/10/18/mercado-adolpho-lisboa-e-parcialmente-interditado-apos-parte-de-fachada-desabar-em-manaus.ghtml
Além dos problemas estruturais, comerciantes denunciam goteiras e problemas de alagamento na área onde ficam os restaurantes. Mercado Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, está sem manutenção
Nove anos após passar por reformas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, foi parcialmente interditado, nesta terça-feira (18), depois de parte da estrutura da fachada desabar.
O incidente ocorreu na segunda-feira (17), durante um temporal registrado na capital. Além dos problemas estruturais, comerciantes denunciam goteiras e problemas de alagamento na área onde ficam os restaurantes (veja o vídeo acima).
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura (Semasc), nesta terça (18), o mercado público passou por uma vistoria da Defesa Civil. Por precaução, o setor de pescado foi interditado, onde também funciona um restaurante.
A prefeitura informou que os "permissionários vão ser realocados para outro espaço dentro do próprio mercado, até que os reparos necessários sejam realizados."
Por ser um patrimônio tombado, reparos no Mercado Adolpho Lisboa precisam de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que segundo a direção de feiras e mercados, já foi solicitada.
Entretanto, nesse caso de obras emergenciais, como é o caso do telhado de acrílico, os reparos já devem iniciar esta semana.
Veja a nota da Prefeitura de Manaus na íntegra:
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal ( Semacc) informa que as manutenções no Mercado Municipal Adolpho Lisboa são feitas mensalmente, em parceria com a comissão gestora do espaço: reparos elétricos, e hidráulicos e lavagens a cada 15 dias. Já as dedetizações, são realizadas a cada seis meses. A última foi realizada no mês de maio passado.
Ressalta que os reparos estruturais, que necessitam de uma intervenção maior, só podem ser feitos com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por tratar-se de um prédio tombado pelo patrimônio histórico. A Semacc já solicitou autorização do órgão para iniciar o mais breve possível, os reparos necessários na estrutura do prédio.
*Colaborou José Carlos Amorim, da Rede Amazônica.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/10/18/mercado-adolpho-lisboa-e-parcialmente-interditado-apos-parte-de-fachada-desabar-em-manaus.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.