13/10/2022 às 10h45min - Atualizada em 13/10/2022 às 16h01min
Promax traz de volta o Detetive Bardahl e a Turminha Brava
Personagens de icônicas campanhas de marketing da mais tradicional empresa de lubrificantes e aditivos para motor estão repaginados e prontos para retornar ao mercado em campanhas
SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Grande cases de marketing são perenes. Trazem a capacidade de se renovar e atravessar gerações. O Detetive Bardahl e a Turminha Brava foram criados no início da década de 1950, nos Estados Unidos e chegaram ao Brasil em 1956. Os comerciais em preto e branco ganharam cores entre os anos 1980 e 1990 e os personagens ganharam ainda mais fama. Agora, mais de 70 anos após o nascimento, eles estão de volta. A campanha intitulada
"Turminha Brava O Retorno" foi apresentada, na tarde da segunda-feira (10) na Convenção de Vendas da Promax Bardahl, na sede da empresa, em Cajamar, para, em seguida, ser lançada no mercado.
"Detetive Bardahl e a Turminha Brava são verdadeiros ícones, fazem parte da história da marca e acreditamos que, uma vez mais, serão um diferencial na comunicação. Os personagens têm sido repaginados ao longo dos anos, mas sem perder a essência. E é exatamente isso que estamos fazendo novamente, agora em 2022", explica Ricardo Galvao, presidente da Promax Bardahl.
A Turminha Brava ficou famosa no Brasil e no mundo pela eterna tentativa de atacar os motores dos carros. Porém, o Detetive Bardahl sempre aparecia para salvar o dia e impedir a ação dos vilões. Ao final de cada pequena história, o herói empunhava um frasco de um produto, como lubrificante ou aditivo, e encerrava o caso com o bordão: "Tudo anda bem com Bardahl".
Criados em 1950, pela produtora americana Miller, Mackay, Hoeck & Hartung, a Turminha Brava era formada por Black Carbon, Dirty Sludge, Gummy Rings e Sticky Valves. Para enfrentar a gangue, batizada de Grimer Gang nos Estados Unidos, nasceu Detetive Bardahl. No Brasil, seis anos após o lançamento no mercado dos EUA, os personagens foram batizados como Chico Válvula Presa, Carvãozinho, Antônio Sujo e Zé dos Anéis Presos.
O Detetive Bardahl evoluiu, trocando o sobretudo preto por um amarelo. Essa mudança veio na década de 90 e também atingiu os inimigos do herói, que tiveram uma segunda versão.
No relançamento da repaginada Turminha Brava, projeto desenvolvido pela Agência Tangerine, os personagens seguem em constantes e atrapalhadas tentativas de detonar os motores dos veículos. São eles Kidesgaste, Dr. Sujão, Carvãozinho, Debby Car e Armando Falhas enfrentados pelo Detetive Bardahl. No evento na sede da Promax Bardahl, eles foram apresentados na versão "live action", com atores.