Conheça Amom Mandel, deputado federal mais votado do Amazonas
Nascido em Recife, o parlamentar tem 21 anos e teve mais de 288 mil votos nas eleições gerais deste ano.
03/10/2022 17h15 - Atualizado em 04/10/2022 às 00h00
Amon Mandel (Cidadania) foi o deputado federal mais votado pelo Amazonas, no domingo (2). Com 99,99% das urnas apuradas até segunda-feira (3), ele recebeu 288.555 mil votos no estado, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com apenas 1 segundo de tempo nos programas eleitorais na rádio e televisão, Amom chamou atenção do eleitorado com recados de conscientização. O candidato lembrava a população de se hidratar. "Beba água", foi uma das frases que marcou a campanha dele.
Amom tem 21 anos e nasceu em Recife. Ele reforçou que vai atuar na Câmara dos Deputados para defender propostas voltadas à sustentabilidade.
"A principal bandeira que quero defender é a da sustentabilidade e a do mercado de carbono no Amazonas. Quero ajudar a mudar a matriz econômica do nosso estado e torná-lo referência nacional e internacional", disse o deputado federal eleito.
Além disso, o parlamentar registrou 23 propostas em cartório, entre as quais estão:
Ajudar a retirar o Amazonas do mapa da miséria;
Defender a ampliação da distribuição de alto custos no Sistema Único de Saúde (SUS);
Defender o cuidado às instituições de proteção dos povos indígenas.
Amom destacou, ainda, a importância do trabalho de fiscalização e disse que irá manter a linha de trabalho que tem seguido como vereador de Manaus.
“Vou passar três dias em Brasília e quatro em Manaus. Não vamos parar. Vamos realizar as maiores denúncias do Amazonas e buscar melhorias pra nossa população", afirmou.
Biografia
Empresário e Ativista Social, Amom atuou e atua como voluntário em diversas instituições, participando dos projetos ligados ao Movimento Wikimedia e integrando a pool de voluntários da UNV (agência da ONU).
Em 2020, foi eleito vereador de Manaus, aos 19 anos. Tem mantido atuação combativa e perfil fiscalizador em relação à Prefeitura de Manaus e às próprias decisões da Câmara Municipal de Manaus (CMM).