Confira a lista completa dos candidatos a senador do Amazonas, quais seus partidos e números de urna. Sete candidatos foram registrados na Justiça Eleitoral. Eleições ocorrem em outubro.
Tribunal Superior Eleitoral/Divulgação
As convenções partidárias oficializaram os candidatos a senador da República pelo Amazonas nestas eleições. O pleito está marcada para outubro deste ano.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos tinham até 5 de agosto para definir seus candidatos. Já o prazo para registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral termina nesta segunda-feira (15).
A lista abaixo foi atualizada na medida em que as conversões partidárias foram realizadas e as candidaturas sejam oficializadas.
Confira, em ordem alfabética, os candidatos do estado do Amazonas para o Senado Federal.
Alfredo Menezes (PL) - 222
Coronel Menezes
Divulgação
O coronel de reserva do Exército Brasileiro Alfredo Alexandre de Menezes Júnior, o Coronel Menezes é manauara e estudou no Colégio Militar de Manaus (CMM) e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAM), onde cursou Arma de Engenharia.
Em 2010, migrou para iniciativa privada na gerência de uma instituição financeira e, mais recentemente, assumiu a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), cargo que deixou em junho deste ano. Ele registrou candidatura no dia 11 de agosto.
Arthur Neto (PSDB) - 451
Convenção foi realizada na quadra da escola de samba Sem Compromisso, no bairro Nova Cidade.
Fábio Melo, da Rede Amazônica
Arthur Virgílio Neto é diplomata e foi prefeito de Manaus por três mandatos. Foi senador da República entre 2003 e 2011. Também foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e deputado federal.
A convenção que oficializou o nome de Arthur ao Senado ocorreu no dia 31 de julho, em Manaus. Ele registrou candidatura no dia 12 de agosto.
Bessa (Solidariedade) - 777
Bessa é candidato pelo Solidariedade.
Reprodução/Facebook
Elissandro Amorim Bessa será o candidato do Solidariedade ao Senado. Ele tem 49 anos e é natural de Manaus. É formado em Logística e tem pós-graduação em administração pública.
O candidato já trabalhou como vendedor e taxista. Na administração pública já ocupou cargos na SMTU e no Manaustrans e foi diretor comercial na Cooperativa de Consumo dos Taxistas de Manaus (Cotam).
Em 2016 foi eleito vereador de Manaus e reeleito em 2020.
Luiz Castro (PDT) - 123
Luiz Castro.
Divulgação
Com mais de 30 anos de atuação política, tendo dois mandatos como prefeito de Envira e outros cinco mandatos seguidos como deputado estadual, esta é a segunda vez que Luiz Castro concorre a Senado da República.
A primeira vez foi em 2018, quando era integrante do partido Rede Sustentabilidade e obteve mais de 581 mil votos, sendo o segundo candidato com maior número de votos válidos em Manaus (mais de 418 mil votos).
Luiz Castro registrou candidatura no dia 9 de agosto.
Marília Freire (Psol) - 500
Marília Freire.
g1
Oficial de justiça há 15 anos, Marília Freire é filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) desde 2020, e disputará uma vaga ao Senado pela primeira vez.
Antes de entrar na política partidária, Marília se dedicava a ações contra a violência obstétrica, o direito da população LGBQIA+ e trabalhadores domésticos.
Marília registrou candidatura no dia 14 de agosto.
Omar Aziz (PSD) - 555
Omar Aziz
GloboNews
O engenheiro Omar Aziz Nasceu na cidade de Garça, interior de São Paulo. Aos 13 anos, passou a morar com a família em Manaus. Atualmente filiado ao Partido Social Democrático (PSD), Omar já foi governador do Amazonas entre 2010 e 2014.
Aziz ocupou o primeiro cargo eletivo em 1990, como deputado estadual. Foi vice-prefeito de Manaus entre 1997 e 2002. Em seguida, foi vice-governador do Amazonas entre 2003 e 2010. Em 2014, foi alçado a Senador pelo Amazonas.
O PSD confirmou oficialmente, na segunda-feira (23), a candidatura de Omar Aziz ao Senado Federal, durante convenção realizada em Manaus. Já o registro de candidatura foi feito no dia 10 de agosto.
Peter Miranda (AGIR) - 361
Pastor Peter Miranda
Reprodução
O candidato não divulgou informações. A candidatura dele foi registrada no TRE-AM no dia 13 de agosto.
O que faz um senador
É função do senador cuidar das leis, legislar. Seja propor que novas regras sejam criadas, adaptar as já existentes, seja sugerir que determinado regramento deixe de existir. É uma função correlata à dos deputados federais, pois Câmara e Senado atuam em sistema bicameral: o que uma Casa analisa e aprova, a outra também deve avaliar e aprovar ou não. Outra tarefa é fiscalizar as ações do Poder Executivo. Os parlamentares contam com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar a aplicação de recursos do orçamento federal, aprovar o Orçamento da União e podem pedir informações por escrito a órgãos do governo.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/09/30/candidatos-para-senador-do-amazonas.ghtml