30/09/2022 às 10h34min - Atualizada em 30/09/2022 às 20h14min

Terceira idade: saiba quando é necessário suplementar a alimentação

No Dia Internacional do Idoso (1º/10), especialista explica as causas para a deficiência nutricional e os benefícios deste reforço

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa
Pexels

Diversos hábitos desenvolvidos ao longo da vida, como a má alimentação, o consumo frequente de bebidas alcoólicas, tabagismo e o sedentarismo podem interferir na qualidade de vida durante a terceira idade, especialmente a nutrição inadequada. Nesta fase, é preciso ter uma atenção especial com a alimentação equilibrada, pois é comum a perda de proteínas, de massa muscular e a redução da produção dos principais hormônios. 

Breno Ventura, médico pós-graduado em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica as causas mais comuns que levam à deficiência nutricional nessa faixa etária. “A deficiência de proteína nessa fase é corriqueira, e na maioria das vezes está relacionada à falta de vitaminas dos complexo B e vitamina D e aos remédios, que podem atrapalhar a absorção de nutrientes pelo sistema digestório”, comenta. 

O especialista afirma que a suplementação na terceira idade pode ser importante por diversos fatores, entre eles o processo de digestão. “Muitas vezes, os nutrientes dos alimentos podem perder seu valor biológico quando a digestão é iniciada e conforme envelhecemos, isso se intensifica. Consumir suplementos em forma de cápsula pode ser uma boa alternativa para isso”. 

"Geralmente, suplementos como Whey protein, vitaminas B e D, cálcio, magnésio e coenzima Q10 são indicações comuns para os idosos”, destaca o médico. 

A suplementação indicada por um profissional de saúde traz benefícios que podem variar desde a melhora da pele até o aumento de força e cognição. Ventura alerta que apesar destas vantagens, é essencial se atentar ao grau de autonomia e mobilidade do idoso, comorbidades, uso de medicamentos regulares e à alimentação diária antes de realizar a suplementação. 

Além disso, o especialista ressalta que mesmo com tantos benefícios, “uma alimentação rica em proteínas magras, vegetais, frutas e leguminosas é fundamental para que o indivíduo possa ingerir minerais e vitaminas que atuarão na prevenção de doenças na terceira idade”. 

Breno Ventura 
Médico graduado pela Escola de Medicina Souza Marques (EMSM) e pós-graduado em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), atuando na área há mais de cinco anos. Além disso, possui especialização em ortomolecular pelo GEHP (Grupo de Estudos Helion Póvoa) e cursos de extensão nas áreas de saúde física, alimentação e obesidade. É proprietário do Consultório Ventura, na Barra da Tijuca (RJ), no qual realiza atendimentos em prol do estilo de vida saudável, promovido através da alimentação e de exercícios físicos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.