As academias começam a receber fluxo maior de pessoas que desejam estar com um corpo mais malhado para quando começar o verão, daqui pouco mais de três meses. Quem busca por definição muscular opta pela musculação, mas no sobe e desce dos pesos, as mãos e os punhos podem apresentar lesões.
“O punho é uma articulação com ampla mobilidade que pode sofrer com movimentos repetitivos, de impacto e sobrecarga”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Samuel Ribak.
O especialista pontua que muitos iniciantes na prática de atividades físicas exageram no peso e na frequência dos exercícios, fazendo com que o punho fique sobrecarregado, provocando lesões. “Com o impacto dos exercícios, os ossos, os ligamentos e os tendões podem ficar expostos, causando dores na região”, fala.
Quem não está habituado a fazer exercícios, pode achar que a dor é normal, mas o presidente da SBCM salienta que ignorar pequenas dores é um grande erro. “A pessoa acaba executando um exercício e sentindo uma dor leve que logo depois passa, mas ela não deve ignorar esse sintoma em hipótese alguma. Depois do aquecimento, a dor pode ser imperceptível, no entanto, não descarta a possibilidade de alguma pequena lesão que, na persistência de um treino pesado, vira um problema maior”, pontua.
A importância do fortalecimento da musculatura do antebraço
Além de praticar qualquer atividade física sob acompanhamento de um profissional capacitado, outra maneira de evitar lesões é fortalecer a musculatura do antebraço. Entre os benefícios do fortalecimento está a prevenção de tendinites e outras patologias geradas por sobrecarga, uma vez que a musculatura age protegendo a articulação.
Algumas dicas simples para fortalecer os punhos em casa são apertar uma bola do tipo anti-stress ou uma bola de tênis com a mão inteira por 5 a 10 vezes. Depois, repita usando apenas o polegar e o dedo indicador e, após, com cada um dos dedos.
Uma outra forma é segurar um livro com cada mão, com os braços na lateral do corpo. Aperte com os dedos por 30 segundos e depois relaxe por 30 segundos. Faça de três a cinco séries.