10/09/2022 às 18h37min - Atualizada em 11/09/2022 às 00h00min

Sobe para 40 casos confirmados de varíola dos macacos no Amazonas

Neste sábado (10) foram confirmados mais três novos casos da doença no estado. Os pacientes são homens entre 35 a 49 anos, residentes de Manaus, segundo a FVS.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/09/10/sobe-para-40-casos-confirmados-de-variola-dos-macacos-no-amazonas.ghtml

Neste sábado (10) foram confirmados mais três novos casos da doença no estado. Os pacientes são homens entre 35 a 49 anos, residentes de Manaus, segundo a FVS. Enfermeiros são treinados para identificar casos suspeitos de varíola dos macacos.
Divulgação/Coren-SP
O número de casos confirmados de Monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos, subiu para 40 no Amazonas, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Mais três casos foram confirmados pelo órgão neste sábado (10).
Segundo a FVS-RCP, todos os três novos casos são de pacientes homens, entre 35 a 49 anos, residentes de Manaus. Nenhum dos casos confirmados necessitou de internação e as pessoas seguem em isolamento domiciliar.
O atual cenário no Amazonas é de 132 notificações, sendo 40 confirmados, 61 descartados, 31 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença.
LEIA TAMBÉM:
Por que a varíola dos macacos tem esse nome?
Transmissão da varíola dos macacos durante o sexo: veja o que se sabe
Como sintomas da doença mudaram e intrigam médicos
Atendimento
A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.
Orientações
O comunicado de risco nº 12/2022 traz informações para a população sobre como se prevenir contra a Monkeypox:
Evitar parcerias sexuais anônimas;
No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;
Os casos suspeitos de Monkeypox devem utilizar máscara e roupas cobrindo as lesões;
Higienizar as mãos frequentemente;
Não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama;
Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/09/10/sobe-para-40-casos-confirmados-de-variola-dos-macacos-no-amazonas.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.