09/09/2022 às 13h44min - Atualizada em 09/09/2022 às 16h01min
Psicóloga alerta sobre a importância da campanha Setembro Amarelo
SALA DA NOTÍCIA SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO Desde 2014, o mês de setembro tem a cor amarela e visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. A campanha ocorre em todo o país por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). O mote deste ano é A vida é a melhor escolha.
O suicídio é um problema de saúde pública e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil casos ocorrem anualmente no mundo, sem contar os dados que são subnotificados, o que pode chegar a 1 milhão. No Brasil, são cerca de 14 mil casos por ano, mais de 30 por dia. Esses números mostram que mais pessoas morrem em decorrência do suicídio do que de algumas doenças ou acidentes.
Segundo Leni Rodrigues, psicóloga do hospital Santa Casa de Mauá, é preciso falar e alertar sobre o assunto, o qual para muitas pessoas é considerado um tabu. “O melhor caminho é conversar, demonstrar empatia, tentar identificar o sofrimento e incentivar para que as pessoas que estejam passando por momentos complicados busquem ajuda. Aquele que pensa em suicídio não enxerga possibilidades de enfrentar o problema pelo qual está passando, o sofrimento distorce a realidade”, explica a psicóloga.
Normalmente, os casos de suicídio estão relacionados a doenças mentais, transtornos de humor, de personalidade, de ansiedade e de comportamento, esquizofrenia, agressividade, comportamento antissocial e muitos outros.
É importante destacar que em muitas situações a patologia pode não ter sido diagnosticada em tempo hábil ou ter sido tratada de forma errada. Também vale estar atento às tentativas anteriores de suicídio, comentários ou assuntos recorrentes sobre morte - seja verbalmente ou por desenhos, além do isolamento, depressão, ansiedade e compra excessiva de remédios.
“Algumas orientações podem prevenir o suicídio como procurar ajuda especializada, descansar bastante, alimentar-se bem e não utilizar drogas, pois a situação pode parecer pior diante dessas necessidades ou situações”, completa Leni Rodrigues.
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/ .