Nas duas ocasiões, enquanto ainda era príncipe, o atual rei da Inglaterra, Charles III, que assumiu o trono do Reino Unido após a morte da Rainha Elizabeth II, visitou Manaus e se comprometeu a arrecadar fundos para Amazônia. Rei Charles, Duquesa da Cornuália, Camila Parker e Governador do Amazonas da época, Eduardo Braga, em Manaus.
Rafael Alves
O Rei Charles III assume o trono do Reino Unido após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (8). Em duas ocasiões, em 1978 e 2009, enquanto príncipe, ele visitou Manaus e se comprometeu a arrecadar fundos para Amazônia. O g1 relembra fatos curiosos das passagens.
A primeira visita foi em 1978, quando Charles caminhou pelo Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
LEIA TAMBÉM:
Charles III assume o trono aos 73 anos; saiba quem é o novo monarca
Charles III: entenda nome adotado pelo sucessor de Elizabeth II
Em 2009, o atual Rei Charles III e a Duquesa da Cornuália, Camila Parker, desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no dia 13 de março, onde foram recebidos pelo vice-governador do Amazonas da época, Omar Aziz, autoridades civis e militares.
Em seguida, foram recepcionados pelo governador do Amazonas da ocasião, Eduardo Braga, no Palácio Rio Negro, no Centro da cidade. Eles receberam o um diploma do prêmio “Amigo da Floresta e do Clima”, concedido pelo Governo do Estado e pela Organização Não-Governamental (ONG) ambientalista Conservação Internacional.
Durante a visita, Charles quebrou o protocolo apertando a mão de garis e crianças. Em vez de entrar no carro, como a mulher, ele se dirigiu a crianças em cima de um caminhão que gritavam "I love you, Charles" e apertou suas mãos e a de garis.
Dentro da ONG, a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela), pediu informações sobre como se faz um violão. Ganhou das mãos de um aluno da escola, Jurandir Ribeiro, de 24 anos, um violão feito de madeira Tauari.
"Ele ouvi o som da ocarina (instrumento de sopro que imita o som de pássaros) e perguntou quantos pássaros poderiam ser imitados, ficando bastante admirado quando dissemos que 25", disse o aluno, na época.
Após receber a homenagem, o príncipe foi encaminhado à sala de reuniões para discutir possíveis parcerias para o combate às mudanças climáticas.
No Instituto de Permacultura da Amazônia, que busca técnicas que não causem impacto ao meio ambiente, Charles, reconhecido como um dos principais líderes mundiais das causas ambientais, conheceu ações sustentáveis.
A noite, Charles e Camila assistiram a uma apresentação da orquestra filarmônica no Teatro Amazonas. No dia seguinte, o príncipe seguiu para o Pará, mas Camilla continuou em Manaus.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/09/08/rei-charles-iii-visitou-manaus-em-1978-e-2009-relembre-passagens.ghtml