08/07/2022 às 18h10min - Atualizada em 09/07/2022 às 00h00min

Prisão temporária de trio envolvido nas mortes de Bruno e Dom vence nesta sexta-feira (8)

A decisão cabia à Justiça do Amazonas, entretanto, na quinta (7), a Vara de Atalaia de Norte enviou o processo à Justiça Federal, que deve decidir se a prisão temporária do trio seja convertida em prisão preventiva.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/07/08/prisao-temporaria-de-trio-envolvido-nas-mortes-de-bruno-e-dom-vence-nesta-sexta-feira-8.ghtml

A decisão cabia à Justiça do Amazonas, entretanto, na quinta (7), a Vara de Atalaia de Norte enviou o processo à Justiça Federal, que deve decidir se a prisão temporária do trio seja convertida em prisão preventiva. Amarildo da Costa Oliveira e Jefferson da Silva Lima.
Rôney Elias/Rede Amazônica
A prisão temporária dos três presos suspeitos de envolvimento nas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips vence nesta sexta-feira (8). Na quarta (6), a Polícia Civil entrou com pedido à Justiça para que o trio tivesse a prisão temporária convertida em prisão preventiva do trio.
A decisão cabia à Justiça do Amazonas, entretanto, na quinta (7) a Vara de Atalaia de Norte enviou o processo para a Justiça Federal, que agora deverá decidir sobre as prisões de Amarildo da Costa de Oliveira, 41, conhecido como "Pelado", Jefferson da Silva Lima, o "Pelado da Dinha", e Oseney da Costa de Oliveira, 41.
O trio é suspeito de matar e esquartejar Bruno e Dom, no dia 5 de junho, na região do rio Itaquaí, próximo à Terra Indígena Vale do Javari. Outras cinco pessoas também são investigadas por ocultação de cadáver.
Durante coletiva de imprensa, nesta sexta (8), o superintendente da PF no Amazonas, delegado Alexandre Fontes, afirmou que espera que o resultado sobre os pedidos seja divulgado ainda nesta sexta.
Prisão de 'Colômbia'
Durante coletiva de imprensa realizada na sede da superintendência da Polícia Federal (PF), no Amazonas, o delegado Alexandre Fontes confirmou que Rubens Villar Coelho, conhecido como "Colômbia, foi preso após apresentar documento falso na sede da delegacia, em Tabatinga, município vizinho à Atalaia do Norte. A PF suspeita que ele empregava os assassinos das duas vítimas.
Segundo as autoridades, ele compareceu espontaneamente à unidade policial, para afirmar que não teria envolvimento com os assassinatos do indigenista e do jornalista.
Protesto após morte de Bruno e Dom
Reuters/Ueslei Marcelino
Em depoimento, o suspeito disse que tem apenas "relação comercial" com pescadores da região.
No entanto, no momento da identificação, os agentes constataram que o documento apresentado por "Colômbia" era falso. Ainda de acordo com fontes da PF, Rubens Villar teria pelo menos mais dois documentos falsos, um do Brasil e outro da Colômbia.
Reconstituição do crime
Ao longo da semana passada, a PF e a PC realizaram a reconstituição dos fatos relacionados ao crime.
Durante os trabalhos, Amarildo e Jeferson foram levados à casa de Oseney da Costa de Oliveira, o "Dos Santos", irmão de Amarildo. A residência fica perto da área onde os corpos de Bruno e Dom foram encontrados.
Também há relatos da participação de uma testemunha no segundo dia de reconstituição. Na ocasião, os peritos refizeram o momento em que Amarildo e Jeferson perseguiram e alcançaram a lancha que transportava Bruno e Dom, no Rio Itacoaí, e atiraram nas vítimas.
Local do crime e onde os corpos de Dom e Bruno teriam sido abandonados segundo a PF
Jornal Nacional/ Reprodução
Jeferson também foi levado novamente ao local para a continuidade da reconstituição. Em entrevista à Rede Amazônica, o delegado Domingos Sávio Pinzon, da Polícia Federal, disse também na quinta, que todos os autores que já confessaram o crime serão levados até os locais onde ocorreram os fatos.
"No inquérito policial temos confissões dos autores dos homicídios e também confissão dos autores do crime de ocultação de cadáver. Todos esses suspeitos que já confessaram serão levados ao local dos fatos para que a reconstituição seja realizada", disse.
A reconstituição foi concluída no domingo (3).
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/07/08/prisao-temporaria-de-trio-envolvido-nas-mortes-de-bruno-e-dom-vence-nesta-sexta-feira-8.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.