A alta nos preços dos combustíveis, o aumento na tarifa do transporte coletivo e o boom nos serviços de entrega aqueceram o setor de motocicletas. E o consumidor de duas rodas, que estava disposto a economizar ainda mais, encontrou nos modelos seminovos uma ótima opção de compra.
Segundo Rudney Doscher, diretor de Operações da Blokton, as vendas de seminovas em 2022 cresceram em média 25,8%, comparando com o resultado do primeiro quadrimestre de 2021. O maior aumento foi verificado em abril deste ano: 36,7%. A Blokton é a maior rede de concessionárias de motocicletas Honda, que conta com 20 lojas no Paraná.
Doscher confirma que entre os fatores responsáveis pelo aquecimento do mercado de seminovos estão o aumento nos preços dos combustíveis e da passagem do transporte urbano, além do crescimento da oferta de postos de trabalho no segmento de entregas rápidas e até mesmo da falta de alguns modelos zero km, devido à paralização na produção das fábricas de motocicletas e fornecedores de peças durante a pandemia.
Os dados da concessionária apontam ainda que entre os modelos mais procurados estão as scooters das linhas Biz e PCX, além das motocicletas da linha CG 160. “Há donos de carros que buscam na moto uma maneira de aliviar o bolso com os gastos. Mas, também existem vendas para clientes que compram a motocicleta como único meio de transporte”, salienta Cleverson Carvalho, do setor de Motos Seminovas da Honda Blokton.
Desempenho de vendas
No Paraná, o volume de transferências de propriedade de motos (principal indicador no comércio de usados) foi de 58,5 mil entre janeiro e abril. Só no mês passado, 14,5 mil unidades acabaram transferidas.
Dos dez modelos mais negociados no estado, oito são da marca Honda. A CG 150 aparece na liderança, com 21,7% da preferência. Na sequência estão CG 125, Biz, NXR 150 e CB 300R. O ranking do top 10 tem ainda CBX 250 Twister, C100 e XRE 300.
Nacionalmente, o número chegou a 876 mil no primeiro quadrimestre. Os dados são da Fenauto (Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores).
Novamente a CG 150 domina a lista, com cerca de 53,5 mil exemplares vendidos só em abril. A Honda domina as cinco primeiras posições, com CG 125, Biz, NXR 150 e POP 100. O top 10 tem ainda XRE 300, CB 300R e CBX 250 Twister.
Sobre a Blokton
Maior rede de concessionárias de motos Honda no Paraná, a Blokton possui 20 lojas espalhadas por todo o estado e conta com aproximadamente 280 colaboradores. São 25 anos de atuação no mercado, marcados pelo auxílio a mais de 200 mil pessoas na realização do sonho de dar partida em uma Honda. Mais informações no site: https://www.blokton.com.br/.