O registro mostra o momento em que a equipe de investigação encontra a embarcação, localizada a cerca de 20 metros de profundidade e a uma distância de 30 metros da margem direita do rio. Embarcação de Bruno e Dom
Foto: Polícia Civil do Amazonas/Divulgação
Novas imagens divulgadas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) mostram o momento em que a lancha que transportava o indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips foi encontrada no rio Itaquaí no domingo (19). Após o encontro, a equipe de investigação levou a embarcação para um galpão.
De acordo com a PC-AM, foram cinco horas de operação para encontrar a lancha, que foi localizada a cerca de 20 metros de profundidade, emborcada com seis sacos de areia para dificultar a flutuação, a uma distância de 30 metros da margem direita do rio.
Ao encontrar, a equipe tirou a água da embarcação e conduziu até o porto de Atalaia do Norte, onde ficará em um galpão para investigação.
Vídeo mostra lancha de Bruno e Dom sendo retirada do fundo de rio no Amazonas
Além do casco da embarcação, também foram encontrados o motor da lancha e quatro tambores que eram de propriedade do Bruno, sendo três em terra firme e um submerso.
A localização da lancha foi apontada pelo Jeferson da Silva Lima, o “Pelado da Dinha”, preso no sábado (18). Ele é um dos oito suspeitos de ter participado dos assassinatos de Bruno e Dom.
Suspeitos presos
No dia 9 de junho, a Justiça decretou a prisão temporária de Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como "Pelado", que confessou o crime no dia 15, um dia após o irmão Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como "Dos Santos", ter sido preso.
Também no dia 15 de junho, a Justiça decretou a prisão temporária de Oseney. Os três suspeitos seguem detidos na carceragem da 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Atalaia de Norte.
LEIA TAMBÉM:
Senado instala comissão externa para acompanhar investigações sobre assassinatos de Bruno e Dom
Dom e Bruno foram baleados e mortos com munição de caça
Jeferson da Silva Lima, conhecido como "Pelado da Dinha", foi considerado foragido na noite de sexta-feira (17) após ter o mandado de prisão expedido e não ser localizado pelas autoridades. Ele se entregou na delegacia de Atalaia do Norte, a 1.136 quilômetros de Manaus, nas primeiras horas da manhã de sábado (18), onde foi ouvido pelo delegado Alex Perez Timóteo.
Durante a tarde, Jeferson foi escoltado por agentes da Polícia Federal ao Fórum de Justiça do município para a audiência de custódia e teve a prisão temporária decretada.
Mortes de Bruno e Dom
De acordo com o laudo de peritos da Polícia Federal, o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram mortos a tiros, com munição de caça.
Segundo a análise, Bruno foi atingido por três disparos, dois no tórax e um na cabeça. Já Dom foi baleado uma vez, no tórax.
Motivação
A motivação do crime ainda é incerta, mas a polícia apura se há relação com a atividade de pesca ilegal e tráfico de drogas na região. Segunda maior terra indígena do país, o Vale do Javari é palco de conflitos típicos da Amazônia: desmatamento e avanço do garimpo.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/06/20/videos-mostram-lancha-de-bruno-e-dom-sendo-retirada-do-fundo-de-rio-no-am.ghtml