18/06/2022 às 17h37min - Atualizada em 19/06/2022 às 00h00min

Caso Bruno e Dom: 3º suspeito tem prisão temporária decretada pela Justiça do AM

Jeferson da Silva Lima foi escoltado por agentes da Polícia Federal ao Fórum de Justiça do município para a audiência de custódia

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/06/18/caso-bruno-e-dom-3o-suspeito-tem-prisao-temporaria-decretada-pela-justica-do-am.ghtml

Jeferson da Silva Lima foi escoltado por agentes da Polícia Federal ao Fórum de Justiça do município para a audiência de custódia Terceiro suspeito de participar dos assassinatos de Bruno e Dom se entrega à polícia do AM
Após audiência de custódia, a Justiça do Amazonas decretou, na tarde deste sábado (18), a prisão temporária, por 30 dias, de Jeferson da Silva Lima, conhecido como "Pelado da Dinha". Ele teve participação direta na morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, aponta as investigações.
"Pelado da Dinha" foi considerado foragido na noite de sexta-feira (17) após ter o mandado de prisão expedido e não ser localizado pelas autoridades. Ele se entregou na delegacia de Atalaia do Norte, a 1.136 quilômetros de Manaus, nas primeiras horas da manhã deste sábado, onde foi ouvido pelo delegado Alex Perez Timóteo.
"Pelado da Dinha" foi considerado foragido na noite de sexta-feira (17) após ter o mandado de prisão expedido
Rôney Elias/Rede Amazônica
Durante a tarde, Jeferson foi escoltado por agentes da Polícia Federal ao Fórum de Justiça do município para a audiência de custódia e teve a prisão temporária decretada.
Perícia confirma identificação dos restos mortais de Bruno Pereira
O delegado afirmou que, segundo as investigações, Jeferson tem participação direta no caso, desde a emboscada até a ocultação dos corpos. "Conforme todas as provas, todos os depoimentos colhidos até o momento, ele estava na cena do crime e participou ativamente do duplo homicídio ocorrido", disse.
Assim como os outros dois presos, o prazo de 30 dias da prisão temporária de Jeferson pode ser prorrogado por mais 30. O processo tramita sob Segredo de Justiça.
A audiência de custódia foi realizada de forma híbrida- com a juíza, o investigado e o promotor de Justiça
Tjam
Irmãos presos
No dia 9 de junho, a Justiça decretou a prisão temporária de Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como "Pelado", que confessou o crime no dia 15, um dia após o irmão Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como "Dos Santos", ter sido preso.
Também no dia 15 de junho, a Justiça decretou a prisão temporária de Oseney. Os três suspeitos seguem detidos na carceragem da 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Atalaia de Norte.
Cronologia: indigenista e jornalista britânico desapareceram na Amazônia
Bruno e Dom foram mortos a tiros
Um laudo de peritos da Polícia Federal confirmou, neste sábado (18), que o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram mortos a tiros, com munição de caça.
Segundo a análise, Bruno foi atingido por três disparos, dois no tórax e um na cabeça. Já Dom foi baleado uma vez, no tórax.
LEIA TAMBÉM:
PF confirma que restos mortais encontrados na Amazônia são do indigenista Bruno Pereira
Perícia da PF confirma que restos mortais encontrados na Amazônia são do jornalista Dom Phillips
Buscas pela embarcação
Neste sábado (18) continuam as buscas pela embarcação que transportava Bruno Pereira e Dom Phillips. Na sexta-feira (17), as ações das forças de segurança encerraram no final da tarde.
A região onde as buscas se concentram foi apontada por Amarildo da Costa Oliveira. Ele também indicou à polícia o local onde a embarcação foi afundada e a área onde os corpos das vítimas foram ocultados.
Motivação
A motivação do crime ainda é incerta, mas a polícia apura se há relação com a atividade de pesca ilegal e tráfico de drogas na região. Segunda maior terra indígena do país, o Vale do Javari é palco de conflitos típicos da Amazônia: desmatamento e avanço do garimpo.
Aras e procuradores vão ao AM
O procurador-geral da República, Augusto Aras, e membros do Ministério Público Federal viajam a Tabatinga, no Amazonas, neste domingo (19).
O grupo deve participar de reuniões sobre a insegurança na Amazônia e, também, acompanhar os desdobramentos do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.
Os vídeos mais assistidos do Amazonas:

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/06/18/caso-bruno-e-dom-3o-suspeito-tem-prisao-temporaria-decretada-pela-justica-do-am.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.