13/06/2022 às 10h36min - Atualizada em 13/06/2022 às 20h30min

Após matéria do Diário do Grande ABC, lar de repouso de idosos sofre, injustificadamente, com ataques nas redes sociais e presenciais

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa
Casa de Lázaro - Santo André
Divulgação
Em 14 de maio de 2022 uma matéria foi publicada pelo Diário do Grande ABC, assinada pela jornalista Thaina Lana, expondo uma suposta denúncia de ex funcionária que relata ter presenciado cenas de maus tratos a idosos na casa de repouso Casa de Lazaro, localizada na Vila Pires, em Santo André.

A matéria, produzida a partir de fonte, no mínimo, duvidosa, deixou várias lacunas mas mesmo assim não impediu que os conhecidos como “haters”, iniciassem uma onde de ataques à casa de repouso, tomando como justificativa apenas a manchete tendenciosa da reportagem.

No corpo da matéria, a jornalista cita que recebeu denúncia de ex funcionária, cuja identidade seria preservada, por temor à represálias. Menciona, também, que fotos e vídeos foram enviados, supostamente comprovando as denúncias, mas sequer essas imagens foram também publicadas, sem qualquer razão, já que isso não traria qualquer prejuízo à segurança da suposta denunciante.

Poucos dias após a publicação, a polícia e vigilância sanitária da cidade de Santo André foram de surpresa ao local, para verificar as denúncias, e responderam categoricamente ao próprio jornal: A Casa de Lázaro foi inspecionada e não foram identificadas irregularidades ou qualquer indício de maus tratos durante a inspeção. A Prefeitura de Santo André, também emitiu comunicado ao Diário do Grande ABC informando que a casa para idosos encontra-se em situação completamente regular junto aos órgãos de fiscalização, o que inclui a Vigilância Sanitária, VRE e Corpo de Bombeiros.

Mesmo com todas essas explicações dos órgãos oficiais, propositalmente mencionadas ao final da matéria, isso não impediu que pessoas, atentando-se somente à manchete, desferissem ataques à casa de repouso e seu corpo diretivo, que informou que a Casa de Lázaro conta com uma estrutura totalmente adequada ao bem estar dos idosos pacientes, contando com três cuidadoras durante o dia e duas à noite, acompanhamento de enfermeiros todos os dias e visitas médicas periódicas, quinzenalmente. 

Um dos pontos levantados pela matéria foi a questão da alimentação dos idosos, onde a suposta denunciante diz que não se trata de um cardápio adequado. A esse respeito, a Casa de Lázaro informou que o cardápio dos pacientes é montado semanalmente por uma nutricionista contratada pela casa de repouso, especializada na alimentação desses pacientes. 

Apesar de todo o prejuízo causado, não somente material, mas também moral para os responsáveis pela Casa de Lázaro, o Diário do Grande ABC, procurado pela assessoria de imprensa da casa de repouso, informou, durante ligação, que o devido direito de resposta já fora concedido e que nenhuma outra oportunidade de mostrar a qualidade da casa de repouso poderia ser concedida, visto que já haviam feito contato anterior com os responsáveis pela clínica. 

A Casa de Lázaro reitera o seu compromisso com os pacientes, as suas famílias e a sociedade em geral, garantindo que na casa de repouso são utilizadas técnicas completamente dentro dos mais altos padrões de cuidado, higiene e alimentação. Passamos constantemente por inspeções dos órgãos de fiscalização que, sem prévio aviso, aparecem periodicamente na Casa de Lázaro e, durante os nossos vários anos de atividade, jamais encontraram qualquer irregularidade. Inclusive, convidamos a qualquer veículo de comunicação a passar alguns dias conosco, dentro da casa de repouso, para verificarem a veracidade da qualidade da nossa prestação de serviço.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.